Se for a Veneza, pense duas vezes antes de entrar no popular museu Galleria dell’Accademia. Desde buracos na parede, fendas ou falta de escadas para deficientes, o museu veneziano do século XVIII está a ficar sem condições para os visitantes.

Quem o denuncia é Thomas Marks, editor da respeitada revista britânica Apollo, através de um artigo, garantindo que “não se recorda de ver um museu em condições tão ruinosas”. O que mais preocupa Marks não são as “paredes em desintegração”, mas sim a ameaça que o prédio constitui para os quadros expostos”.

http://twitter.com/MaggieGrayTweet/status/626723506911334400/photo/1

No artigo constam 8 imagens que ilustram as más condições existentes no Museu Galleria dell’Accademia. Marks queixa-se das escadas avariadas para deficientes, dos inúmeros buracos na parede e no chão, de suportes de quadros vazios e cheios de pó, fendas no chão e na parede, informação confusa e falta de luz. Para o editor do Apollo, o que o deixou mais aterrorizado foi a sala que alberga os muito procurados 9 quadros de Carpaccio do ciclo da “Lenda de Santa Úrsula”. Pode ver as fotografias aqui.

Mesmo com o esforço de renovar o Museu com 30 novas galerias, Thomas Marks considera que o museu não está em condições de expor aquelas obras de arte. Descontente, Marks garante que o “edifício está a cair aos bocados”.

Mas não é apenas o Galleria dell’Accademia que está com dificuldades. O Ministro da Cultura italiano publicou recentemente um documento com nomes de candidatos às diretorias de 20 museus italianos, numa tentativa de dar uma nova vida aos museus moribundos de Itália.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR