Se não tivesse desaparecido nas águas do rio Mississippi, em maio de 1997, Jeff Buckley faria 50 anos em 2016. Para assinalar a data redonda, vai ser lançado um disco com canções inéditas do músico e compositor que, com apenas um álbum, Grace, gravou o nome na história da música.

A notícia foi avançada pela norte-americana NPR e já confirmada pela Columbia/Legacy Recordings. O disco vai chamar-se You and I e tem data de saída marcada para 16 de março de 2016. Lá dentro estão duas canções originais de Jeff Buckley, “Dream Of You And I”, um inédito, e a primeira versão gravada da canção “Grace”, que dá título ao único disco de originais que lançou em vida, em 1994.

As restantes oito canções são versões de nomes como Bob Dylan (“Just Like a Woman”), Led Zeppelin (“Night Flight”) e Louis Jordan (“Don’t Let The Sun Catch You Cryin’).

A única música já editada de You and I é “I Know It’s Over”, dos The Smiths, gravada nos estúdios Sony em Nova Iorque, em abril de 1995, e que foi incluída na coletânea póstuma So Real: Songs from Jeff Buckley, de 2007. Outra das covers mais conhecidas do músico norte-americano é “Hallelujah”, de Leonard Cohen. A expectativa é, portanto, muito alta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As versões foram gravadas em 1993, em casa do produtor Steve Addabbo, alguns meses depois de o filho de Tim Buckley ter assinado contrato com a Columbia Records. Mas acabaram por ficar perdidas nos arquivos da Sony. Até ao ano passado, altura em que, durante pesquisas para o 20.º aniversário de Grace, alguém as encontrou.

“Elas oferecem uma visão incrível e rara de um artista, sozinho, no espaço sagrado que é o estúdio. Há uma intimidade e uma honestidade nas performances que é literalmente de cortar a respiração”, disse Adam Block, presidente da Legacy Recordings.

Eis o alinhamento completo do disco:

1. Just Like A Woman (Bob Dylan)
2. Everyday People (Sly & The Family Stone)
3. Don’t Let The Sun Catch You Cryin’ (Louis Jordan)
4. Grace (Jeff Buckley)
5. Calling You (Jevetta Steele)
6. Dream Of You And I (Jeff Buckley)
7. The Boy With The Thorn In His Side (The Smiths)
8. Poor Boy Long Way From Home (canção tradicional de blues, na versão de Bukka White)
9. Night Flight (Led Zeppelin)
10. I Know It’s Over (The Smiths)

jeff buckley you and I