Quer ficar com uns braços tonificados? Pernas e coxas firmes? Glúteos definidos? Esqueça os VHS de Jane Fonda (com direito a sessões de ginástica aeróbica), os DVDs de Jillian Michaels (a estrela do reality show The Biggest Loser) e as aplicações do smartphone para estar em forma em sete minutos. Chegou a tendência dos canais fitness no YouTube que o vão pôr a queimar calorias sem sair de casa e sem gastar dinheiro.

Nos Estados Unidos, o sucesso já é tão grande que os protagonistas dos vídeos com mais subscritores conseguem viver à base das receitas da publicidade que entra nos conteúdos. Só as criadoras do canal feminino Tone It Up, Karena Dawn e Katrina Scott, lançaram livros, uma linha de roupa e até uma gama de proteínas. No total, contam com mais de 553 mil subscritores e oferecem diferentes vídeos semanais com cerca de 10 minutos (filmados quase sempre numa praia na Califórnia) onde motivam os seguidores a seguirem um estilo de vida mais equilibrado.

Também o Six Pack Shortcuts, pensado para o público masculino, é um dos canais mais populares (3,8 milhões de subscritores) graças aos populares treinos de abdominais. Do sucesso nasceu uma gama de suplementos e ainda cursos virtuais que começam nos 8€ e acabam nos 89€. Mas porque no YouTube não se fala só inglês, também existem bons exemplos portugueses.

Bruno Salgueiro, do canal Dicas de Salgueiro, tem vídeos de exercícios que são religiosamente seguidos pelos seus 109 mil subscritores e que já deram origem a um livro com o mesmo nome. “Sentia muita falta de qualquer coisa que nos ajude a melhorar a perfomance e a qualidade de vida, não apenas algo que te diga como inchares os bíceps e rasgar a t-shirt”, explica. “A verdade é que o [primeiro] vídeo teve enorme sucesso.” Hoje é um dos canais com mais visualizações em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Escusado será dizer que Jane Fonda é coisa do passado porque o que está na moda é fazer exercício… no YouTube. Para facilitar a tarefa fomos à procura dos melhores especialistas e reunimos uma lista de oito canais que tem (mesmo) de seguir para estar em forma. Há sugestões para todos os gostos e objetivos:

As especialistas em tonificação

Tone It Up

Começaram por ser melhores amigas e hoje são as fundadoras do canal com planos de tonificação mais adorado pelo público feminino. Desde treinos de corpo inteiro a exercícios para zonas específicas, Karena Dawn e Katrina Scott filmam quase sempre ao ar livre (em praias, principalmente) e nunca desiludem.

O português com exercícios fáceis

Dicas do Salgueiro

Bruno Salgueiro tem hoje o sexto canal com mais visualizações em Portugal, na categoria de celebridade. Os exercícios simples e rápidos já conquistaram mais de 109 mil subscritores e ainda deram origem ao livro Dicas do Salgueiro.

As bloggers com dicas práticas

Living, Eating & Fashion

https://www.youtube.com/watch?v=HbgffasWs7A

Tudo começou com o site Leaf que se transformou num canal de YouTube onde os protagonistas partilham conselhos para viver uma vida mais equilibrada. Desde sete coisas a fazer para ter um corpo saudável a smoothies saudáveis de melancia e pêssego, há ainda vídeos com cinco exercícios para fazer com um amigo ou mesmo em casa.

Os gurus dos treinos rápidos

The Lean Machines

Quando dois amigos apaixonados pelo mundo do fitness se juntam, nasce a máquina The Lean. John Chapman e Leon Bustin são britânicos e ensinam aos seus mais de 277 mil seguidores que bastam 10 minutos para queimar gordura e ganhar motivação para estar em forma.

A mestre em perda de gordura

Blogilates

Chama-se Cassey Ho e é considerada uma das cinco pessoas mais influentes do mundo da saúde e fitness. Não é difícil perceber porquê: é guru do pilates e especialista em queimar aqueles quilos a mais. Os vídeos rondam os 10 minutos e trabalham uma única parte do corpo (dos glúteos aos braços).

Os reis dos abdominais

Sick Pack Shortcuts

Este é um dos canais mais populares do YouTube, com 3,8 milhões de subscritores, porque partilha treinos de abdominais conduzidos pelos treinadores Clark Shao e Jonny Catanzano com Mike Chang a pensar exclusivamente no sexo masculino.

As sessões de treino completas

Fitness Blender

Se gostava de fazer um treino de meia hora sem mudar de vídeo em vídeo, o Fitness Blender é para si. Para além das sessões de treino completas, o canal ainda partilha semanalmente exercícios individuais que servem para corrigir a postura durante a prática.

Os melhores conselhos de ioga

Kino Yoga

É iniciante na prática de ioga e não sabe por onde começar? Kino Yoga viajou até Mysore, na Índia, só para partilhar dicas desta modalidade. Se não tem a mesma sorte, fique pelos vídeos onde a youtuber ensina as várias posições clássicas do ioga e convida todos os seguidores a participar.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.