A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) inaugura esta segunda-feira, nas suas instalações, em Sintra, o campo de treinos de combate a incêndios urbanos e industriais, infraestrutura orçada em 1,2 milhões de euros e esperada há 20 anos.

Segundo a ENB, o novo Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais, projeto com vinte anos de existência que agora se torna realidade, vai ficar nas instalações do Centro de Formação de Sintra.

A nova infraestrutura, única no país, está vocacionada para a formação de bombeiros, agentes de proteção civil e outras entidades públicas e privadas, adianta a ENB, em comunicado.

De acordo com a ENB, o campo de treinos é composto pela área para simulação de incêndios em espaço exterior e incêndios industriais, por um edifício de apoio e um espaço para treino em simuladores de incêndio em espaços fechados e operações em edifícios.

Os equipamentos existentes nas diferentes áreas permitem simular diversos cenários e “garantem uma ampla diversidade na oferta formativa da ENB”, como busca e salvamento, operações em espaços confinados, abertura forçada de acessos, operações em edifícios de grande altura, salvamentos em grande ângulo, incêndios em caves e em porões e utilização de extintores.

O Ministério da Administração Interna refere que a infraestrutura está orçada em 1,2 milhões de euros e será rentabilizada através da formação ministrada a bombeiros e outras entidades estrangeiras.

O campo de treinos de combate a incêndios urbanos e industriais vai ser inaugurado pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.