François Hollande

Presidente francês apoia inteiramente clarificação da ida de Durão Barroso para Goldman Sachs

François Hollande diz que apoia "inteiramente" a comissão de ética pois a Goldman Sachs "foi uma das causas das dificuldades com" que a Europa se depara atualmente.

Jean-Claude Juncker, pediu a Durão Barroso, esclarecimentos sobre as funções que vai assumir na Goldman Sachs

IAN LANGSDON/EPA

O Presidente francês, François Hollande, afirmou esta terça-feira que apoia “inteiramente” a iniciativa do presidente da Comissão Europeia de submeter a uma comissão de ética a contratação de Durão Barroso pelo banco norte-americano Goldman Sachs.

“Apoio inteiramente a iniciativa”, disse o Presidente francês numa conferência de imprensa conjunta com o homólogo romeno, Klaus Johannis, em Bucareste, citado pela agência France-Presse.

“Quando sabemos que o Goldman Sachs foi uma das causas das dificuldades com que nos deparámos” com a crise financeira de 2008, “isso justifica um procedimento como o que Juncker acaba de lançar”, acrescentou.

O Presidente francês referiu que já tinha “manifestado não apenas perplexidade em relação à escolha profissional de Barroso, como também a exigência de que as regras éticas sejam respeitadas e qualquer conflito de interesses afastado”, quando foi divulgada a contratação de Durão Barroso pelo banco.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pediu ao antecessor, o ex-primeiro-ministro português José Manuel Durão Barroso, esclarecimentos sobre as funções que vai assumir na Goldman Sachs.

Durão Barroso presidiu à Comissão Europeia entre 2004 e 2014 e foi contratado em julho pelo banco norte-americano como conselheiro para as questões ligadas à saída do Reino Unido da União Europeia (‘Brexit’).

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
França

A França, o homem doente da Europa

Rui Ramos
371

O futuro da União Europeia não se decide na Grécia ou no Reino Unido, mas em França, o novo "homem doente da Europa": é aí que a integração europeia se pode consertar ou quebrar de vez.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)