Geração Y, geração da Internet, geração do milénio ou, simplesmente, Millennials. Diferentes nomenclaturas para um mesmo conceito sociológico. Embora nem todos os autores concordem com este intervalo temporal, de uma forma genérica e minimamente consensual, pode considerar-se que abarca todos os que nasceram entre 1980 e 2004 e, ao mesmo tempo, foram criados em ambiente urbano, numa era de prosperidade económica e, sobretudo, de grande progresso tecnológico. Sendo, também, incontornável que aqui se integre a maioria dos principais decisores do futuro.

Por isso, a Nissan decidiu estudar, a nível europeu, as atitudes deste grupo, que se prevê constitua já mais de 20% da população mundial. E os resultados do trabalho – que visou 2500 Millennials da Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido, com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos – foram revelados em Londres, durante o festival FutureFest, pelo director de Veículos Eléctricos do construtor nipónico, Gareth Dunsmore.

No que diz respeito ao automóvel, as conclusões não deixam margem para dúvidas. Perto de 80% dos inquiridos afirmou ser já proprietário de um automóvel, com 76% a considerar que conduzir um veículo eléctrico representa a melhor opção para tornar as suas vidas mais amigas do ambiente. E dois em cada três dos questionados admitiram que, provavelmente, vão adquirir um veículo híbrido nos próximos 10 anos, sendo que cerca de metade manifestou interesse em comprar um veículo eléctrico no mesmo período de tempo.

Uma das principais conclusões deste estudo assenta no facto de, enquanto geração, os Millennials constituírem um grupo que está disposto a viver novas experiências, a desafiar os conceitos estabelecidos e a encarar o futuro de forma diferente. Transpondo a questão para o plano ambiental, foi possível verificar que os seus receios não assentam em questões de escala reduzida, como a reciclagem (24% dos inquiridos) ou os aterros saturados (14%), antes possuem uma visão mais global do problema, tendo como principais preocupações as questões climáticas (53%) ou a poluição atmosférica (42%).

Como solução para estas questões, mostraram estar receptivos a mudanças significativas nas suas vidas, como mudar para um fornecedor de energia dedicado a soluções ecológicas (62%) ou apoiar marcas empenhadas em seguir uma via mais ecológica (53%).

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