O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta segunda-feira de seis para oito os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte.

De acordo com o instituto, aos distritos de Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro, Viseu e Guarda vêm agora juntar-se Lisboa e Santarém.

Os oitos distritos do continente vão estar sob aviso amarelo a partir das 13:00 desta segunda-feira até às 13:00 de terça-feira devido à previsão de chuva.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala com quatro e significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê, para esta segunda-feira, que nas regiões norte o céu estará geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade durante a tarde, períodos de chuva, em geral fraca, sendo em especial até ao meio da manhã, vento em geral fraco predominando do quadrante leste e neblina ou nevoeiro matinal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No centro prevê-se céu muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte e persistente a partir do meio da tarde, vento em geral fraco predominando do quadrante leste, soprando temporariamente moderado do quadrante sul nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima.

No sul, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, com boas abertas no Baixo Alentejo e Algarve, períodos de chuva a norte do distrito de Beja, vento em geral fraco predominando do quadrante sul, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida de temperatura, em especial da mínima.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 16 e 22 graus celsius, no Porto entre 15 e 21, em Viana do Castelo entre 14 e 20, em Vila Real entre 12 e 18, em Viseu entre 11 e 16, em Bragança entre 09 e 18, na Guarda entre 10 e 13, em Coimbra entre 15 e 18, em Castelo Branco entre 14 e 17, em Santarém entre 15 e 22, em Évora e Beja entre 12 e 26 e em Faro entre 15 e 23.