Dark Mode 133kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Liga dos campeões: as coisas não estão a correr bem para as equipas portuguesas…

A terceira jornada da Liga dos Campeões pode mesmo ser a definitiva para os clubes portugueses. Aqui vão as previsões antes dos jogos. E há mudanças no topo da tabela.

i

O Sporting joga esta terça-feira contra o Borussia de Dortmund em Alvalade

MIGUEL A. LOPES/EPA

O Sporting joga esta terça-feira contra o Borussia de Dortmund em Alvalade

MIGUEL A. LOPES/EPA

E eis que a Liga dos Campeões volta aos relvados europeus. Na última jornada não nos saímos nada mal. Vamos ver agora que nos diz a nossa bola de cristal informática.

Os favoritos

Após duas jornadas começamos a ver as primeiras mudanças no topo dos favoritos. As principais equipas já sofreram alguns percalços. O Real Madrid, depois de salvar o jogo contra o Sporting de uma forma quase milagrosa no último minuto, não teve tanta sorte em Dortmund. Na Liga as coisas também não estão a correr da melhor forma, com três empates nos últimos quatro jogos. Pelas nossas contas o Real Madrid continua a ser a equipa favorita, mas agora com uma probabilidade quase idêntica a uma vitória do Barcelona.

A mudança mais significativa é a ascensão do Atlético de Madrid ao estatuto de terceiro favorito. Muito ao espírito do que tem sido as finais dos últimos anos, as três equipas espanholas são as três favoritas a erguer a taça em Cardiff.

As equipas portuguesas

Depois da última jornada é caso para dizer que as coisas estão a ir de mal a pior…

À entrada desta jornada, quer o Benfica quer o Porto passaram de uma provável qualificação — com probabilidades à volta de 60%, para 48% no caso do Benfica e 36% no caso do Porto (menos do que o Sporting tinha na primeira jornada neste caso). O Sporting, mesmo tendo vencido na última jornada, tem apenas 23% de hipótese de passar aos oitavos de final. A jornada do Sporting foi algo ingrata, apesar da vitoria contra o Legia, a sua probabilidade não melhorou porque o Borussia conseguiu empatar contra o Real Madrid (que continua a ser o favorito do grupo). O jogo contra o Borussia de Dortmund parece ser o momento chave na caminhada do Sporting, pois é um confronto direto com o principal rival para ficar em segundo lugar do grupo.

Entrando um pouco mais no detalhe, vemos que a probabilidade de um dos nossos três grandes terminar em primeiro no seu grupo é bastante baixa — menos de 10% para cada um.

Tal como vimos em cima, o Benfica é agora principal favorito entre as 3 equipas portuguesas, a passar aos oitavos de final. No entanto, tem apenas 39% de probabilidade de ficar em 2º lugar no grupo e quase a mesma probabilidade de se apurar para a Liga Europa ou ficar em ultimo lugar — 28% e 24% respetivamente. Já o Porto tem apenas perto de 30% de probabilidade de terminar em 2º lugar, 40% de passar para a Liga Europa e a mesma probabilidade que o Benfica de ser arredado das competições europeias (24%). O Sporting parece ter praticamente assegurada a passagem para a Liga Europa, bem conhecida do seu treinador, com 73%. Em bom rigor, de acordo com as nossas contas, o Sporting tão depressa termina em primeiro no grupo como fica de fora da Liga Europa.

Por último, o caminho até à final das equipas portuguesas parece cada vez mais improvável… O mais bem colocado continua a ser o Benfica. No entanto, a probabilidade de ver Luisão erguer a taça em Cardiff é pouco maior do que 1% — mesmo assim o triplo do Porto e seis vezes a probabilidade do Sporting. E mesmo a probabilidade de a equipa de Rui Vitória chegar aos quartos de final é de apenas 20%, tanto quanto a probabilidade do Porto e Sporting combinadas.

Antevisão da jornada

Depois de duas jornadas algo desastradas, as nossas equipas estão obrigadas a vencer para poderem continuar a sonhar com uma passagem à próxima fase. No entanto, a próxima jornada não se antevê nada fácil para as equipas portuguesas. O FCP vai a Brugge disputar um jogo onde tem a obrigação de vencer para manter as esperanças de passar à próxima fase, mas os nossos resultados apontam uma probabilidade abaixo dos 40%. Já as missões do Sporting (com apenas 33% de probabilidade contra o Dortmund) e do Benfica (32% em Kiev) parecem ainda mais complicadas. Contudo, não existe um claro favorito em qualquer um dos jogos das nossas equipas, pelo que parece uma jornada de “tripla”. Os jogos das equipas portuguesas anteveem-se como dos mais disputados desta jornada.

Quanto aos outros jogos, o destaque vai para o Barcelona – Manchester City, com o regresso de Pep Guardiola ao Camp Nou. Segundo as nossas contas, o Barcelona é claramente favorito com 72% de probabilidade de vitória. No entanto, é sempre bom lembrar que as contas são feitas com base no historial recente das equipas, pelo que não estarão a incluir o “efeito Guardiola”— será que o Mestre de La Masia vai contrariar os números e vencer o seu clube de sempre?

Esta jornada também temos dois dos jogos mais desiguais desta edição da Liga dos Campeões. O Real Madrid (a equipa favorita nas nossas contas) joga contra o Legia (a equipa 31 das 32 nesta fase final), enquanto em Londres o Arsenal (6 favorito) defronta o Razgrad (27). Apesar de qualquer resultado ser possível, são bons jogos para ter debaixo de olho, se gosta de muitos golos.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.