Na senda daquela que parece ser a tendência entre os construtores automóveis – que começam a fixar prazos para a implementação de uma verdadeira oferta de veículos movidos a energias mais limpas e renováveis –, a Honda traça como objectivo, para 2030, a venda de mais de um milhão de automóveis híbridos, híbridos plug-in, eléctricos e movidos a célula de combustível, por ano.

O anúncio foi feito pelo CEO da marca nipónica, Takahiro Hachigo, em declarações ao site Automotive News, salientando que esta meta vai depender, em grande parte, do mercado norte-americano, onde o fabricante actua com duas marcas (Honda e Acura), cujas vendas a Honda espera vir a aumentar em mais de dois terços. O plano, no entanto, afigura-se como extremamente ambicioso, já que, contabilizando apenas as vendas realizadas em 2016, até Junho, a Honda não ultrapassou as 2.329 unidades transaccionadas.

O presidente e CEO da Honda Takahiro Hachigo traça uma meta ambiciosa

O presidente e CEO da Honda, Takahiro Hachigo, traça uma meta ambiciosa

Recorde-se que a marca nipónica possui, actualmente, quatro veículos “verdes” no seu portefólio para os EUA: o híbrido CR-Z, o RLX, o Accord Hybrid e o NSX. Até final do presente ano, deverão juntar-se-lhes o SUV Clarity FCV, além das mais que prováveis versões híbridas do Civic e CR-V. Estas últimas, porém, lá mais para o final da década.

Contudo, desenganem-se os que pensam que a ofensiva resumir-se-á aos EUA, pois, também numa perspectiva global, a Honda prevê aumentar as suas vendas de veículos híbridos e eléctricos, em cerca de dois terços, até 2030. Resta agora saber com que modelos…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR