Omar, de 12 anos e Gharam, de 11, estão noivos. Os meninos são primos e foi o pai de Omar que anunciou o noivado. Enquanto se celebrava o casamento do irmão mais velho de Omar, o pai anunciou o noivado entre os dois menores, de forma a “duplicar a alegria”, como lhe chamou, segundo o The Washington Post.

O Egito volta assim, mais uma vez, a criar controvérsia ao anunciar casamentos entre menores. A notícia tem chocado o mundo, especialmente os ativistas dos direitos humanos e das crianças. Desta vez, para além de serem apenas crianças, de 11 e 12 anos a ficarem noivos, são ainda primos.

Quando a notícia foi anunciada, os convidados não acharam nada de estranho. Sublinharam que era apenas um noivado e não um casamento. “Não há nada de inapropriado”, disseram ao jornal egípcio Al Watan, de acordo com o The Washington Post.

Mas não é só o noivado que tem causado polémica como também as próprias fotografias publicadas em jornais locais, que mostram as duas crianças vestidas como se fossem adultos: maquilhagem, saltos altos, extensões de cabelo e fato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda que a lei egípcia proíba o casamento entre pessoas menores de 18, esta prática tradicional continua a prevalecer.

A UNICEF aponta para cerca de 17% de meninas egípcias que se casam antes de completarem a idade legal de 18 anos. Este tipo de situação acontece, segundo o estudo, maioritariamente nas zonas rurais.

Ainda que se tenham sido alertadas as autoridades responsáveis, é pouco provável que a prática de casar menores seja erradicada, tanto no Egito como noutros países do Médio Oriente.

Nas zonas mais rurais do Egito as famílias têm, ao longo do tempo, arranjado mecanismos capazes de contornar a lei e evitar a sua punição: casam as suas crianças mas adiam o registo legal do casamento até a maioridade e se, por acaso, resultarem filhos desses casamentos, estas não são registadas ou reconhecidas.

De acordo com o The Washington Post, o pai de Omar afirmou aos jornais locais que é um homem livre e que não fez nada de errado. Afirmou ainda que o filho sempre amou a prima e que sempre disse que queria casar com ela quando crescesse. Frisou que apesar de ter anunciado agora o seu noivado, as crianças irão casar apenas quando chegarem à maioridade.