O Governo de São Tomé demitiu este sábado o diretor dos Serviços de Emigração e Fronteiras, Fernando Pereira, diz um comunicado do Conselho de Ministros que a Lusa teve acesso.

De acordo com o mesmo comunicado, foram igualmente demitidos os diretores de Energia e da Água, da Empresa de Água e Eletricidade (EMAE) que nos últimos três meses atravessa uma grave crise de fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água à população.

O documento do Conselho de Ministros não acrescenta detalhes sobre os motivos das três demissões, sublinhando apenas que ocorrem no âmbito de “uma permanente avaliação do desempenho da administração pública e de cada um dos seus agentes”.

O diretor dos Serviços de Emigração e Fronteiras, Fernando Pereira, foi substituído no cargo por Silvestre Lima de d’Apresentação.

“No âmbito de uma permanente avaliação dos serviços públicos, com o intuito de melhorar o desempenho da administração, bem como reduzir e controlar os custos, o primeiro-ministro e chefe do governo instou os ministros no sentido de procederem a uma avaliação dos serviços e dos respetivos responsáveis e adotar sistematicamente as medidas que se adequarem a cada caso”, justifica o executivo no comunicado.

Ainda no mesmo documento, o governo anuncia a criação, pela primeira vez do cargo de capitão-de-mar-e-guerra e promove para o posto o capitão da fragata, Idalécio João.

Paralelamente, o governo nomeou um inspetor das Forças Armadas, promoveu um oficial ao posto de coronel, cinco a tenente-coronel e quatro a major.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR