Será desta que os automóveis eléctricos vêm mesmo para ficar? A julgar pela quantidade de novos modelos anunciados para os próximos anos, e pelas promessas feitas pela maioria dos construtores nesse sentido, tudo indica que sim.

É o caso da Mercedes-Benz, que já anunciou o lançamento de mais de 10 novas propostas totalmente eléctricas até 2025 e recentemente mostrou, no Salão de Paris, o protótipo do seu primeiro modelo desenvolvido de raiz para ser animado apenas por motorizações eléctricas. Ainda sem nome conhecido, sabe-se porém que será comercializado sob a nova submarca EQ, do construtor de Estugarda.

Na sua base está uma nova plataforma modular especialmente concebida para servir automóveis eléctricos. A potência fornecida pelos seus dois motores eléctricos (um por cada eixo) poderá chegar aos 400 cv, a autonomia é de até 500 km – sendo que, quando recarregadas no futuro sistema de 300 kW, as suas baterias podem receber, em 5 minutos, a carga suficiente para garantirem uma autonomia de 100 km.

Ora, se projectos não há quem os não tenha, depois há que passar das promessas à prática. E, neste particular, a marca da estrela também tem novidades para dar a conhecer. Desde logo, que a versão definitiva desse SUV eléctrico da EQ, mostrado enquanto protótipo no certame parisiense, será construída na sua fábrica de Bremen, no norte da Alemanha, a partir do final da presente década. O mesmo acontecendo com a versão do GLC a fuel-cells que, mais ou menos na mesma altura, chegará ao mercado. Uma unidade fabril de onde já saem 10 diferentes modelos, entre os quais os Classe C, Classe E, GLC, SLC e SL.

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E como as baterias são um elemento fundamental para fazer mover os automóveis eléctricos, a Mercedes revelou, igualmente, que já deu início à construção de uma nova fábrica de baterias. Desta vez mais a leste, em Kamenz, perto de Dresden, no estado da Saxónia – confirmando a sua aposta estratégica nesta tecnologia, bem como os fortes investimentos que está a realizar para que seja uma realidade.

A nova unidade fabril será operada pela EQ, sendo a segunda a erguer no local, quadruplicando a sua área de produção e de logística, que passa a atingir 80 mil m2. Destinada a fornecer as baterias de iões de lítio para os modelos eléctricos da Mercedes-Benz e da Smart, começará a produzir em 2018.

A nova fábrica terá ainda a seu cargo o fabrico de unidades de armazenamento de energia e dos sistemas eléctricos de 48 Volt, de que vão usufruir os seus modelos híbridos plug-in. Tudo para que, em 2025, se possa cumprir o plano de Dieter Zetsche, CEO do Grupo Daimler, que aponta para que, entre 15% e 25% das vendas a nível global, sejam asseguradas por modelos eléctricos.