Agosto foi um bom mês para os veículos que se podem orgulhar de provocar menores danos ao ambiente, pois se considerarmos apenas as aquisições de modelos de locomoção eléctrica ou híbrida plug-in, vemos que o volume de vendas cresceu 19% na Europa.

O mês que é sinónimo de Verão deu dois sinais indiscutíveis sobre a vontade e as necessidades dos consumidores desde género de modelos. E ambos no mesmo sentido: os condutores demonstraram que querem automóveis eléctricos, mas querem também poder ir mais longe e voltar, pelo que exigem mais autonomia. E estão dispostos a adquirir os veículos mais generosos neste domínio. A prova? Basta analisar as vendas do BMW i3 que, ao introduzir a sua versão com baterias de maior capacidade (33 kWh em vez dos anteriores 22 kWh), viu a sua autonomia aumentar de 190 para 300 km, o que lhe permitiu fazer disparar as vendas e ser o mais vendido em Agosto no Velho Continente. Ainda que o seu preço tenha aumentado em cerca de 15%.

Por outro lado, o Renault Zoe, o mais vendido nos primeiros oito meses do ano na Europa, caiu para 5º em Agosto ao colocar apenas 857 unidades, ele que desde o início de 2016 vende uma média de 1.733 veículos por mês. Explicação para este aparente desaire? A introdução de uma nova bateria, cuja chegada aos principais mercados foi anunciada para Outubro. A nova bateria tem uma capacidade de 41 kWh, em vez dos anteriores 22 kWh, o que irá permitir ao Zoe ver a sua autonomia aumentar dos actuais 240 km para 400 km, com a marca a acreditar que o modelo vai continuar a liderar as vendas assim que as baterias de maior capacidade estiverem disponíveis.

No acumulado do ano e entre os 100% eléctricos, o Zoe lidera com 13.864 veículos vendidos, seguido do Nissan Leaf (11.835), Tesla Model S (8.202), BMW i3 (6916), VW e-Golf (4.920, Renault Kangoo ZE (2588), Kia Soul EV (2488), Mercedes B250e (2.292) e Nissan e-NV200 (1.995).

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Entre os híbridos plug-in as vendas também cresceram e o mais vendido em Agosto foi o Mitsubishi Outlander PHEV, que é também o primeiro do ranking de 2016, com 12.803 unidades. A seguir ao modelo japonês vem uma armada de VW, com o Golf GTE a colocar 7.524 novos veículos, sendo seguido de perto pelo Passat GTE (6.358). A seguir na tabela dos mais vendidos surgem o Mercedes C350e (6.022), Volvo XC90 T8 PHEV (5.884), BMW 330e (4.432) e Auti A3 e-Tron (4.157)

Tesla esmaga a concorrência nos EUA

Do outro lado do Atlântico e entre os automóveis 100% eléctricos, o domínio é da Tesla, que tem no Model S o mais vendido (nos 9 primeiros meses do ano), com 17.200 unidades, seguido do Model X (12.000), o SUV da marca americana. A 3º posição do ranking é pertença do Nissan Leaf (9.238), seguido pelo BMW i3 (5.763) e pelo VW e-Golf (2.782).

Entre os híbridos plug-in, o mais vendido é o Chevrolet Volt (16.326), que na Europa conhecemos como Opel Ampera, seguido do Ford Fusion PHEV (11.650), o Mondeo lá do sítio, o Ford C-Max PHEV (5.376), BMW X5 xDrive 40e (4.584), Audi A3 e-Tron (2.954). O Porsche Cayenne S E-Hybrid (1.642), o Volvo XC90 T8 PHEV (1.508) e o BMW i8 (1.089) fecham a lista dos oito plug-in mais vendidos nos EUA.