O conglomerado chinês Wanda Group anunciou, esta sexta-feira, a compra dos direitos televisivos da Dick Clark Productions, produtora que organiza os Globos de Ouro, por “quase mil milhões de dólares” (901 milhões de euros).

“É um grande passo para a expansão da Wanda na indústria do entretenimento”, referiu em comunicado a empresa fundada no final da década de 1980 e que começou por se impor no setor imobiliário.

Em 2012, adquiriu a empresa norte-americana AMC Entertainment, proprietária da segunda maior cadeia de cinemas dos EUA. Em janeiro passado, comprou a Legendary Entertainment, produtora de filmes como “Jurassic World” e “Godzilla”, por 3.500 milhões de dólares.

Este verão, o conglomerado detido por Wang Jianlin, o homem mais rico da China, anunciou a compra do grupo britânico de Odeon & UCI Cinemas, presente no mercado português, onde é o segundo maior exibidor, por 1,2 mil milhões de dólares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A produtora Dick Clark detém os direitos televisivos para eventos como os prémios de cinema Globos de Ouro ou a contagem regressiva para o Ano Novo na praça Times Square, em Nova Iorque.

Na sua página oficial, a empresa apresenta-se como “o maior produtor e proprietário do mundo de eventos de entretenimento transmitidos em direto” e diz deter “um dos mais extensos arquivos do mundo de programas de entretenimento”.

No comunicado, a Wanda diz que o negócio permitirá ao grupo obter recursos televisivos “de alto nível”, desde o início da expansão da indústria.

“Obter direitos televisivos de topo permite à Wanda complementar e coordenar o seu atual desenvolvimento nas indústrias de cinema, turismo e desporto”, refere.