Um sismo de magnitude 5 na escala de Richter foi registado, esta segunda-feira, perto da localidade de Cushing, no estado de Oklahoma, nos EUA, informou o Serviço Geológico norte-americano (USGS).

De acordo com declarações do departamento da Polícia de Cushing ao The Guardian, o tremor de terra provocou alguns estragos e algumas partes da baixa da cidade tiveram de ser evacuadas devido a fugas de gás.

O USGS afirma que o sismo ocorreu por vota das 19h44, hora local, com epicentro a um quilómetro de Cushing, a cerca de 50 quilómetros a nordeste de Oklahoma. O tremor de terra teve o seu hipocentro a cinco quilómetros de profundidade, acrescentou o USGS.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um relatório citado pelo The Guardian admite que algumas partes da baixa de Cushing tiveram de ser evacuadas por causa de problemas nas canalizações de gás.

Segundo Matt Skinner, porta-voz da comissão do Departamento de Segurança de Pipeline, diz que “tem estado em contacto com os operadores de condutas no terminal de armazenamento de petróleo de Cushing sob jurisdição estadual e não houve relatos imediatos de quaisquer problemas”, anunciado em comunicado e conforme o The Guardian.

Cientistas afirmam que Oklahoma é frequentemente alvo de sismos devido ao armazenamento subterrâneo de águas residuais da produção de petróleo e gás.

Consequência do terramoto, a escola secundária de Cushing anunciou que iria manter-se encerrada esta segunda-feira.

O The Guardian confirma que o terramoto foi sentido também no Kansas, Missuri e Little Rock, no estado do Arkansas.