Certamente se lembra dos estudos que têm vindo a concluir que a memória das mulheres é mais desenvolvida que a dos homens. Agora, um novo estudo publicado na revista Menopause, editado pela Sociedade norte-americana da Menopausa, vem afirmar que as mulheres, no início da meia idade, têm uma melhor capacidade de memória do que os homens da mesma idade, mas que essas diferenças são atenuadas com a entrada na menopausa.

O estudo, que envolveu 212 homens e mulheres, com idade entre os 45 e os 55 anos, e que pretendeu investigar as diferenças na memória em função do sexo, das hormonas e do estado reprodutivo, sugere que as mulheres têm um melhor desempenho em termos de memória, mas que essa diferença face aos homens diminui com a chegada da menopausa, devido à quebra na produção de estradiol.

O ABC escreve ainda que os estudos já feitos à memória mostram que cerca de 75% dos adultos revelam ter perda de memória à medida que a idade vai avançando e que são as mulheres que mais se queixam de episódios de esquecimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR