Ganhou (grande) protagonismo recentemente graças ao anúncio do lançamento do EP9, tido como o automóvel eléctrico mais rápido do planeta, graças aos seus 1.360 cv de potência e a toda a tecnologia de ponta que encerra, boa parte dela proveniente da Fórmula E. Mas não será este superdesportivo que garantirá a rentabilidade da NIO (a marca comercial da NextEV, empresa dedicada ao desenvolvimento, produção e comercialização de automóveis eléctricos), uma vez que do mesmo apenas serão produzidos três exemplares.

Segundo avança o Automotive News Europe, a partir de declarações proferidas por Jack Cheng, um dos fundadores da marca chinesa, a NIO já tem data prevista para o lançamento do seu segundo modelo. Um SUV que começará a ser vendido nos EUA no final de 2018, início de 2019, devendo chegar à Europa cerca de um ano depois.

9 fotos

O modelo, ainda sem nome conhecido, será produzido na China, em conjunto com a JAC Motors, e fará uso de um conjunto de baterias com 70 kWh de capacidade, o que lhe deverá permitir oferecer uma autonomia na casa dos 530 km. Segundo Jack Cheng, as prestações serão tão boas ou melhores do que as do Tesla Model X, mas propostas por um valor bem mais acessível. Nas suas palavras, o SUV da NIO posicionar-se-á ao nível dos modelos da Audi ou da BMW, mas será vendido ao “preço de um Toyota”…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR