271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

O Portugal mais genuíno em 27 fotos de um veterinário da aldeia

Este artigo tem mais de 4 anos

Algo especial tem chegado ao mail dos portugueses: são as imagens de Jorge Bacelar, um veterinário da Murtosa apaixonado pela fotografia. Premiado lá fora, ele fotografa cá dentro o mais genuíno.

27 fotos

Jorge Bacelar entra frequentemente nos estábulos das gentes de Murtosa, distrito de Aveiro. É a este veterinário de cinquenta anos que os aldeões confiam as vacas prenhes, os pintos acabados de nascer, os cães de guarda e os gatos caçadores. Na longa convivência que mantém com a vizinhança, Jorge entrou nas vidas de todos eles. Conhece-lhe os gestos, as rugas que vão contando histórias os seus rostos, a luz que entra pelas quintas. Não são clientes: são amigos. “Passo horas a falar com as pessoas,” conta ele ao Observador. “O meu tipo de fotografia é no interior. Tiro fotografias às pessoas dentro de casa ou nos estábulos. Para isso tem que haver uma certa cumplicidade e amizade”.

Mas não são apenas fotografias. Parecem quadros: Jorge Bacelar pincela a vida rural portuguesa. Na biografia que o veterinário nos enviou, descreve as suas fotografias como tendo “uma qualidade crua” que “permitem aceder a um mundo que poucos conhecem”. É aquele mundo longe dos grandes centros urbanos, mais perto da pureza natural, dos limões com um cheiro que viaja pelo ar e das fogueiras que amornam a sopa de pedra. E é um mundo intimista que chegou à Internet pelas mãos deste veterinário.

O trabalho de Jorge Bacelar pode ser comprado na sua página Fine Art Portugal, mas também pode ser apreciada em pleno Facebook através da página Murtosa Tube. Quando a paixão pela fotografia começou a ganhar espaço na vida deste veterinário, estávamos em 2013, as imagens começaram a ser conhecidas pelo mundo fora. Tudo começou numa exposição na Torreira com o título “As Gentes e as Paisagens da Terra Marinhoa” e culminou em 360 fotografias do que de mais genuíno caracteriza Portugal.

FOTOBOX 24 from fotoboxTV on Vimeo.

É das raízes que Jorge Bacelar faz arte: integrou uma equipa da World Photographic Cup este ano, de onde saiu com medalha de bronze. Mereceu duas distinções na competição Fotógrafo Europeu do Ano 2016 e foi selecionado como finalista do concurso Hamdan International Photography Award em duas categorias. Também levou a taça europeia no “2016 OIE Photo Competition”, que distingue um fotógrafo por continente e, mais recentemente, venceu o “Remarkable Award” em Itália no concurso “Siena International Photography Awards 2016”.

Agora, depois de as suas fotografias começarem a circular como mensagem de “Feliz Natal” nas caixas de correio eletrónico dos portugueses, Jorge Bacelar mostra-nos 27 das mais fascinantes. Entre nas vidas da nossa gente pelos olhos de um veterinário que com elas trabalha diariamente, através da fotogaleria.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.