O Ajuntamento de Madrid (câmara municipal) anunciou que iria ativar a fase três do seu plano de contenção dos níveis de poluição na cidade. Na prática (e porque será um dia ímpar), isso significa que os carros com matrícula par não vão poder entrar em Madrid, esta quinta-feira, avança o El País.

O controlo de acessos ao centro da cidade começa a ser feito a partir das 6h30 e as portas da capital só voltam a estar abertas a todos os carros a partir das 21h.

Para já, a implementação de medidas radicais para combater a poluição fica por aqui. Contudo, não está afastada a possibilidade de prolongar este regime a outros dias caso a diminuição dos níveis de dióxido de nitrogénio (NO2) não seja satisfatória.

Além do acesso estar impedido a metade dos carros, haverá também limitações ao estacionamento na zona central da cidade. A velocidade será limitada a 70 quilómetros por hora na auto-estrada, assim como nas vias de acesso à capital, o que já aconteceu esta quarta-feira.

A fase 3 é ativada quando se registam mais de 200 microgramas de NO2 por metro cúbico de ar durante duas horas consecutivas. Se a situação se agravar pode ser declarada a fase 4 que limita o tráfego em 50% e proíbe os táxis de circular na zona central. É permitida a circulação de eco táxis e de transportes públicos.

Os cidadãos que não cumprirem com as regras podem ser multados em 90 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR