Uma comissão parlamentar da Turquia deu luz verde à reforma constitucional para introduzir um sistema presidencial, que poderá ser submetida a votação nas próximas semanas, informou, esta sexta-feira, a agência pró-governamental Anadolu. Depois de a comissão ter aprovado 18 dos 21 artigos propostos pelo AKP (Partido da Justiça e Desenvolvimento, islamita-conservador, no poder desde 2002), a Assembleia Geral turca poderá debater novamente as alterações e votá-las na segunda semana de janeiro.

Se a reforma for aprovada, o Governo do AKP – que conta com o apoio do partido da oposição MHP (Partido de Ação Nacionalista) – poderá convocar um referendo para dar ao atual Presidente, Recep Tayyip Erdogan, poderes executivos.

A reforma desejada pelo governo prevê a transferência do essencial dos poderes executivos do primeiro-ministro para o Presidente, segundo indicaram anteriormente responsáveis do AKP. Primeiro Presidente turco eleito por sufrágio universal, em 2014, Recep Tayyip Erdogan nunca parou de exortar o Governo a reformar a Constituição para instaurar um regime presidencial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR