Segundo o The Guardian, O milionário russo e ex-membro do parlamento Russo, Anton Bakov, está em conversas com o governo do Kiribati a fim de adquirir três ilhas inabitadas para poder estabelecer uma Rússia alternativa e trazer de volta a monarquia, noticiou o jornal britânico The Guardian,

Juntamente com a mulher, Maria, Bakov planeia erguer nestas três ilhas o Império Romanov, local onde irá investir milhões de dólares. Nos últimos anos, o milionário russo já havia ponderado explorar opções em Montenegro e nas Ilhas Cook. As ilhas sobre as quais Bakov mostrou interesse são Malden, Starbuck e Millennium e serão utilizadas como uma alternativa à Rússia atual, onde serão construidas infraestruturas para turistas e para negócios.

Segundo declarações ao The Guardian por email, Bakov esclareceu: “estamos interessados em Kiribati devido ao clima maravilhoso, às vastas ilhas sem habitantes e à reduzida população, que irá beneficiar com a nossa assistência financeira”. As negociações tiveram início em 2015 quando o filho de Bakov, Mikhail, se dirigiu pela primeira vez ao Governo de Kiribati.

O Presidente de Kiribati prometeu fazer uma inspeção às três ilhas e a decisão final deve ser tomada no final do mês de fevereiro. Bakov tem planos para construir aeroportos, portos náuticos, estações de energia solar, hospitais e escolas, entre outros equipamentos.

As obras nas ilhas devem demorar entre 10 a 15 anos, segundo as estimativas do milionário. A primeira parte do projeto representará uma injeção de 120 milhões de dólares para o Governo local, seguido de um gasto estimado em 230 milhões para a primeira fase da construção das infraestruturas na Ilha Malden.

Apesar de ser a base para o novo Império Romanov, Bakov não espera uma grande migração por parte de cidadãos russos, devido ao clima e à distância. “O clima equatorial não é do agrado dos russos, consideramos que a imigração para a Austrália e Nova Zelândia vão continuar a ser mais desejadas por eles”, esclareceu o milionário.