Rádio Observador

Cultura

Lisbonweek’17: nunca vimos o Lumiar assim

Exposições, visitas guiadas e espaços secretos que ainda não conhecemos. A Lisbonweek regressa este fim de semana para dar a conhecer o outro lado de um bairro de Lisboa: desta vez, o Lumiar.

Em 2015, a Lisbonweek foi toda de Alvalade, para mostrar um bairro que é uma cidade por conta própria. Este ano, o regresso de uma semana diferente em Lisboa faz-se com especial atenção sobre o Lumiar – convenhamos, especial é dizer pouco: de 25 de março a 2 de abril só dá Lumiar.

A ideia da organização é mostrar aquilo que raramente se vê, ou, pelo menos, partindo de um ponto de vista menos habitual. E com esta filosofia, há três pontos do programa que podemos apontar como principais:

Os palácios

Angeja-Palmela e Monteiro-Mor, as duas principais paragens de um roteiro que recorda antigas famílias e como o Lumiar era um cenário de hierarquias monárquicas. Estes edifícios são os que hoje albergam os museus do Traje e da Moda e o Museu do Teatro. E é nesta área também que é possível visitar o Parque Botânico, com 11 hectares.

As igrejas

Um percurso de autocarro vai passar pela Igreja de Nossa Senhora das Portas do Céu, em Telheiras, e pela Igreja do Lumiar (que é hoje o mosteiro de Santa Maria), entre outros locais históricos. As viagens acontecem de segunda à sexta e vão custar 10 euros.

As quintas

Foram estes os espaços que formaram os primeiros aglomerados na zona que viria a ter o nome de Lumiar e é ainda possível ver muitas das áreas que construíram a história da freguesia. Quinta das Conchas, a Quinta dos Azulejos ou o Paço do Lumiar. Se a primeira é um espaço público frequentado habitualmente pelos lisboetas, os restantes não serão assim tão conhecidos. Todos os dias haverá passeios.

Mas além destas três grandes áreas, a Lisbonweek é um convite à descoberta da street art que é possível ver no Lumiar ou à oportunidade rara de voltar aos antigos estúdios da Tobis para ver cinema — haverá projeção de filmes como “O Leão da Estrela”, “Singularidades de uma Rapariga Loira” ou “Cartas da Guerra”.

Todas as informações e programa completo da Lisbonweek’17 aqui.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)