Rádio Observador

Segurança

Raios X também tratam da saúde em caso de acidente

Tendo como objectivo a segurança dos passageiros, o Grupo Daimler tem vindo a utilizar a conhecida tecnologia de raios X, em "crash tests", como forma de melhor prever a deformação dos materiais.

Daimler AG - Global Communications Mercedes-Benz Cars

Autor
  • Francisco António

Resultado de uma colaboração com o Fraunhofer Institute for High-Speed Dynamics e com o Ernst-Mach-Institut, o Grupo Daimler, proprietário de marcas automóveis como a Mercedes ou a Smart, tem vindo a trabalhar com a já conhecida tecnologia de raios X, aplicando-a, por exemplo, nos testes de colisão que são feitos aos automóveis que comercializa. O objectivo, anuncia o fabricante, passa por aumentar o nível de certeza das conclusões que se retiram das simulações de impactos, feitas com automóveis das suas marcas.

Os estudos, que têm vindo a ser conduzidos pelo departamento de Segurança Automóvel da Daimler AG, têm tido lugar no centro tecnológico da companhia, onde equipas interdisciplinares se têm focado também no desenvolvimento de soluções alternativas de retenção. Para aplicação, nomeadamente, nos veículos de condução autónoma do futuro.

Segundo a Daimler, a utilização da tecnologia de raios X nos testes de colisão permite visualizar imagens estáticas, em alta definição, de determinadas áreas, durante o impacto, ao mesmo tempo que mostra a forma como reagem alguns dos componentes mais importantes para a segurança dos passageiros. Permitindo, assim, avaliar o seu comportamento, na sequência de um embate.

A informação recolhida pelos raios X, conjugada com os dados obtidos através dos modelos de simulação em computador, poderá contribuir para melhorar a fiabilidade das simulações realizadas, quando é chegado o momento de prever os efeitos das colisões, em situações reais, argumenta o fabricante.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)