O jornal espanhol El Mundo divulgou esta quarta-feira um vídeo que mostra o momento em que um homem atacou um polícia com um martelo junto à catedral de Notre Dame, em Paris. Nas imagens é possível ver o grupo de três agentes da polícia no meio de uma grande multidão de turistas antes de um deles ser violentamente atacado com um martelo. Os dois colegas do agente dispararam de imediato para neutralizar a ameaça. Pode ver o vídeo aqui.

O atacante foi identificado como Farid I., um argelino de 40 anos, casado com uma sueca, que se mudou para França há três anos. Farid é estudante de doutoramento em Ciências da Informação e não estava identificado pelas autoridades nem tinha cadastro, escreve também o jornal espanhol. Farid terá atuado sozinho, mas as autoridades não sabem ainda se o homem teria ou não algum cúmplice.

As autoridades encontraram na casa de Farid um vídeo em que o homem afirma fazer parte do Estado Islâmico. No vídeo, Farid assumia já a responsabilidade pelo que viria a fazer em frente à catedral parisiense. O ataque foi rapidamente resolvido, mas por motivos de segurança dezenas de pessoas ficaram retidas no interior da catedral durante mais de uma hora.

Notre Dame. Atacante gritou “Isto é pela Síria”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR