Os anúncios para a televisão, produzidos pelos construtores de automóveis, estão cada vez mais sofisticados. Como este da Smart, que nos fala aos sentimentos, sem sequer nos mostrar o veículo.

Filmado num registo melancólico, com uma música triste e umas imagens sem cores vivas, quase a preto e branco, a publicidade em causa lança desde logo um desafio, graças ao título “Quem é Duro o Suficiente para Dizer Adeus”. A acção começa com o pai, vencido pela vida e com barba desalinhada, a dirigir-se ao automóvel, uma carrinha velha e em mau estado, levando pela trela um cachorro. Em casa, a mãe e duas crianças, destroçadas pelo que parece ser a última viagem do canídeo, pelo menos enquanto o cão da família.

4 fotos

Nesta fase, o espectador fica dividido, sobretudo quando o pai pára a carrinha naquilo que parece ser umas instalações fabris abandonadas. Será que vai desfazer-se do animal e, de seguida, suicidar-se? Nada disso. Afasta-se tranquilamente, com o cão pela trela, ficando a dúvida se vai regressar a casa a pé, abandonando o carro velho, ou se vai refazer a sua vida com o cão, deixando para trás a família e o carro.

Contentes com o facto de o cachorro ter sobrevivido à odisseia, ficámos contudo a remoer em duas ou três questões. Então, se a família não tinha dinheiro, como adquiriu um Golden Retriever, que não é barato em lado nenhum do planeta, necessariamente dias antes de o mandar embora, pois o cachorro que aparece no vídeo não tinha muito mais de dois meses, altura em que podem ser retirados às mães? Se o pai decidiu manter o cão, porque é que abandonou o antigo carro na fábrica? E como é que voltou para casa?

As últimas imagens revelam que, afinal, o anúncio não versa sobre a violência sobre os animais, e muito menos em relação à família. Ufa! Trata-se apenas de uma iniciativa desta marca da Daimler, denominada Smart Electric Drive Carsino e que consiste em desafiar os participantes a jogar e apostar o seu carro velho, na esperança de conseguir ganhar um novo Smart eléctrico (pode conhecer os detalhes aqui).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR