Marca britânica de desportivos de luxo, a Aston Martin tem já definida uma estratégia rumo à mobilidade eléctrica, que passa por tornar-se 100% híbrida até meados de 2020, chegando a 2030 com os veículos 100% eléctricos a representarem um quarto das suas vendas. Sendo que o primeiro passo desta caminhada é o lançamento do RapidE, em 2019.

O anúncio deste plano de acção foi feito pelo próprio CEO da Aston Martin, Andy Palmer, em declarações ao Financial Times. “Seremos 100% híbridos em meados de 2020”, garantiu, revelando ainda que a marca optará por desenvolver dentro de portas a sua própria tecnologia de propulsão eléctrica e híbrida, ao invés de comprá-la a um fornecedor externo.

Temos de ser capazes de desenvolver a tecnologia mais importante, no seio da própria empresa”, defendeu o mesmo responsável. “É também esse o motivo porque desenvolvemos os nosso próprios motores V12. Acreditamos que os eléctricos são uma tecnologia fundamental, pelo que temos de ser nós a fazê-los.”

Quanto ao primeiro resultado desta nova estratégia, isto depois da marca britânica ter já dado a conhecer, em 2015, o RapidE Concept, Andy Palmer refere que surgirá com a apresentação da versão de produção do sedan quatro portas de luxo, movido a electricidade, em 2019. E que, embora com uma produção à partida limitada a apenas 155 unidades, não deixará de oferecer uma potência máxima de 800 cv, a par de uma autonomia a rondar os 322 km.

O RapidE simboliza um futuro sustentável no qual valores como o estilo sedutor ou a performance não se limitam a simplesmente coexistir com um sistema de propulsão zero emissões, mas surgem melhorados por este”, afirma Palmer.

Recorde-se que o anúncio da intenção de vir a desenvolver um sistema de propulsão eléctrica próprio surge depois do falhanço em que resultou a parceria com a chinesa LeEco. E que, inclusivamente, terá levado não só a um atraso de 12 meses no projecto do RapidE, como a uma redução no número de unidades a produzir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR