790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vantage Coupé surge com nova estética, melhor chassi e motor

A Aston Martin refrescou o Vantage, o seu coupé GT de duas portas que surge em 2024 com uma estética melhorada, um chassi mais eficiente e um motor com mais 155 cv, atingindo agora 665 cv.

6 fotos

O Vantage é um modelo que a Aston Martin produz há 74 anos, mas nunca atingiu o nível de performance que a mais recente versão propõe. Apesar de a actual geração ter surgido em 2018, a versão para 2024 surpreende os potenciais interessados com melhorias estéticas, mas sobretudo com um chassi mais ágil e um motor com mais 30% de potência.



PUB — O autocarro nunca mais chega? Peça aqui uma proposta para o carro com que sempre sonhou


O coupé de duas portas e outros tantos lugares passa a exibir umas formas revistas, ainda que ligeiramente, tanto mais que sempre foi considerado um dos desportivos mais elegantes do mercado, aliando luxo e requinte a um comportamento eficiente e um nível de prestações exuberante. Mas se estas modificações no Vantage são visíveis e evidentes, especialmente para quem está mais familiarizado com os modelos do construtor britânico, há outras melhorias igualmente importantes e longe de qualquer olhar, por mais atento que seja, precisamente as relativas ao chassi.

6 fotos

A Aston Martin concebe o Vantage com uma percentagem acima da média de peças coladas, o que equivale a uma soldadura em contínuo, que por sua vez confere ao modelo um chassi mais rígido do que o conseguido através dos tradicionais pontos de soldadura. Apesar disso, o renovado Vantage passa a usufruir de uma zona inferior revista, visando exclusivamente incrementar a rigidez torcional, uma vez que nada limita mais o comportamento em condução desportiva do que um chassi com alterações de geometria não controladas. Esta busca por uma maior rigidez estendeu-se às torres de suspensão e ligações ao chassi, visando sempre optimizar o comportamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas o que verdadeiramente vai saltar à vista (e ao pé que pisa o acelerador) são os ganhos no rendimento da mecânica. O motor continua a ser o 4.0 V8 biturbo, associado à caixa automática com oito velocidades da ZF, que transmite a potência às rodas posteriores através de um diferencial com um autoblocante electrónico.

8 fotos

Com recurso a dois turbocompressores de maior dimensão, maior taxa de compressão, novas árvores de cames, três novos permutadores de calor e um novo radiador de óleo, tudo desenvolvido pela AMG que fornece este V8, torna-se óbvio que existe a preocupação de eliminar uma maior quantidade de calor do motor. E isto faz sentido dado que a Aston Martin dá um salto brutal na potência que extrai do 4.0 V8. Em vez dos anteriores 510 cv, o renovado motor assegura 665 cv, continuando a garantir um funcionamento compatível com as necessidades dos clientes que apreciam mais potência, desde que seja progressiva e fácil de dosear.

De caminho, a potência superior incrementa a velocidade máxima, que sobe de 314 para 325 km/h, enquanto os 100 km/h passam a ficar para trás ao fim de 3,5 segundos, em vez dos anteriores 3,6. O Aston Martin Vantage para 2024 irá estar disponível para entregas na Europa no segundo trimestre deste ano, data em que deverá chegar igualmente a Portugal. Veja em baixo o vídeo do novo Vantage, com a colaboração de Fernando Alonso, o piloto oficial da equipa de Fórmula 1 da marca inglesa.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora