Economia

Poupanças à medida na Pouparia

Após alguns anos em que a taxa de poupança se manteve a números reduzidos, 2017 parece começar a inverter essa tendência. E ir à “Pouparia”, a nova loja no mercado de poupança, vai ajudar

Getty Images/iStockphoto

Apesar dos valores atuais de poupança estarem longe de outros tempos, recorde-se por exemplo que em 1999 as famílias poupavam 11,4% do seu rendimento disponível, os dados têm vindo a registar alguma estabilidade.

A taxa de poupança apresentou uma tendência marcadamente descendente no período anterior à adesão ao euro e uma relativa estabilidade ao longo da última década, com exceção do período entre 2005 e 2009 em que evidenciou um comportamento “em forma de bossa invertida”, pode ler-se no Boletim Económico do Banco de Portugal.

Segundo divulgou, recentemente, o Instituto Nacional de Estatística (INE) a taxa de poupança das famílias portuguesas manteve-se em 5,2% no segundo trimestre de 2017. No quadro Europeu, Portugal continua a apresentar uma taxa de poupança abaixo da média, mas o Ministro das Finanças veio afirmar, entretanto, que estão criadas as condições para que este indicador inverta a tendência de queda e comece a recuperar. Para isso, defendeu Mário Centeno devem continuar a ser seguidas as políticas que permitem essa poupança, destacando a redução da carga fiscal e o aumento de rendimentos como bons exemplos do que já foi feito pelo atual Governo.

Numa altura em que os depósitos a prazo tradicionalmente oferecidos pelos bancos têm uma rentabilidade muito reduzida, com taxas de juro próximas de 0%, os investidores particulares, cada vez mais, procuram alternativas para aplicar as poupanças. Neste contexto o NOVO BANCO apresentou muito recentemente “A Pouparia”, que não é um produto de Poupança, mas sim a nova loja de poupança dos portugueses, onde estes podem encontrar diversos produtos de poupança, ajustados a si.

Pouparia: 5 respostas para tomar nota

1 – Qual a grande diferença entre esta “Pouparia” e outros produtos de poupança do mercado?

A Pouparia não é apenas um produto de Poupança. É, antes, a “nova loja” de poupança dos portugueses, onde estes podem encontrar diversos produtos de poupança, ajustados a si. Aqui fazem-se poupanças à medida de cada um dos nossos clientes.

2 – A maior vantagem é a poupança personalizada?

A Pouparia tem um leque variado de produtos, sendo por isso capaz de ir ao encontro de perfis de aforrador distintos. A vantagem de sermos especialistas e conhecermos bem os nossos clientes, permite a construção da poupança não só de acordo com o seu perfil mas também de acordo com os seus objetivos: pode ser um ano sabático, troca de casa ou a reforma.

3 – Quem não é cliente do banco pode investir na “Pouparia”?

A subscrição de produtos de poupança tem implícita a detenção de uma conta no Banco, e por isso, para terem acesso aos produtos da pouparia, tem de se ser cliente do NOVO BANCO. Mas quem não é, já pode pode beneficiar das vantagens da Pouparia abrindo uma conta on line com simplicidade e rapidez em apenas 4 passos.

4- Quais os objectivos a alcançar com este novo produto?

Quem quer comer bom ceviche vai à cevicheria, quem quer comprar ouro vai à ourivesaria, quem quer um hambúrguer vai à hamburgueria. Então e quem quer poupar? Onde é que vai? A abertura da Pouparia tem como objetivo convidar as pessoas a entrar e a escolherem a melhor poupança para os seus objetivos.

5 – Estes depósitos inovadores tem também como objectivo aproximar o Banco ainda mais do cliente?

Estes depósitos inovadores são a razão para acreditar na Pouparia. É assim que podemos afirmar que o NOVO BANCO é onde a poupança se faz. E as novidades não ficam por aqui. Basta estar atento ao cardápio de Poupança que servimos e que é dinâmico e terá novidades.

“Se os devoradores de livros têm a livraria, os amantes de sapatos a sapataria, até os que não passam sem um hambúrguer têm uma hamburgueria, o NOVO BANCO abre agora a Pouparia, a pensar nos que gostam de poupar”. Esta foi a frase chave do lançamento de uma campanha que chega ao mercado com o apanágio de vir revolucionar a forma como os portugueses encaram a poupança e, sobretudo, como podem realmente poupar.

Uma referência na poupança

O NOVO BANCO é já uma referência no setor no que concerne a produtos de poupança, mas a Pouparia pretende inovar ainda mais.

Esta nova loja no mercado das poupanças abrirá as suas portas em par e profissionais competentes e especialistas dedicados vão estudar cada caso, procurando a poupança que mais se adequa ao perfil de cada cliente.

E assim, sendo tão fácil ir Pouparia, como quem vai à sapataria, também será mais fácil começar a poupar.

Experiência, profissionalismo e, sobretudo, proximidade são as bandeiras desta loja de poupança onde os clientes do NOVO BANCO ou também de outros, poderão adquirir um produto à sua medida quer seja por objetivos, definindo facilmente na NB smart app, quer seja para tentar a sorte, poupando e habilitando-se a viagens e até para quem faz anos, a Pouparia vai festejar o aniversário de cada um com um depósito a prazo que remunera de acordo com a idade dos seus clientes.

O que tem a Pouparia?

Poupança Por Objetivos

É um exclusivo da NB smart app, que permite que os clientes definam e personalizem os seus objetivos de poupança. Este novo produto de poupança específico, no contexto da poupança por objetivos, tem como propósito: – Criar uma meta em modo “keep it simple”, sem entrega inicial obrigatória e com a possibilidade de reforços sempre que o cliente o entender;

DP NB Aniversário

No mês de aniversário dos clientes é disponibilizado um Depósito a Prazo que remunera de acordo com a idade dos clientes.

DP NB Viagem

Um Depósito a Prazo que sorteia semanalmente viagens a destinos como Hong Kong, Buenos Aires, Florença ou Marraquexe. Ao subscrever o DP NB Viagens, um depósito exclusivo para clientes particulares, os clientes estão automaticamente habilitados ao sorteio de uma viagem. Foi assim que Inês Pinto, estudante de 21 anos de São João da Madeira, foi a sorteada na primeira semana deste concurso, ganhando um voucher no valor de €1.400 que a pode levar, por exemplo, a Nova Iorque.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Conteúdo produzido pelo Observador Lab. Para saber mais, clique aqui.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: obslab@observador.pt
Mar

Bruno Bobone: «do medo ao sucesso»

Gonçalo Magalhães Collaço

Não, Portugal não é uma «nação viciada no medo» - mas devia realmente ter «medo», muito «medo», do terrível condicionamento mental a que se encontra sujeito e que tudo vai devastadoramente degradando.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)