O Sporting e o Sp. Braga partem como cabeças de série no sorteio dos 16 avos-de-final da Liga Europa, que se realiza esta manhã em Nyon, na Suíça. E as hipóteses, mesmo sendo muitas, resumiam-se sobretudo a dois grandes blocos: ou apanhavam um adversário teoricamente mais complicado (B. Dortmund, Nápoles, Lyon, Marselha, Real Sociedad, Nice e Spartak Moscovo) ou podiam ser obrigados a longas viagens no primeiro jogo, a 15 de fevereiro (Astana, Partizan Belgrado, Estrela Vermelha, AEK Atenas ou Steaua Bucareste). Contas feitas, houve um pouco dos dois para os conjuntos portugueses.

Os leões viagem até ao Cazquistão para defrontarem o Astana (duelo que se vai realizar pela primeira vez na história), ao passo que o Sp. Braga tentará vingar a eliminação dos minhotos do V. Guimarães frente ao Marselha. Os arsenalistas defrontaram os gauleses há dois anos na fase de grupos da Liga Europa, com vitória por 3-2 em Portugal (num jogo com três golos nos últimos seis minutos) e derrota no sul de França por 1-0.

O sorteio apresentado por Pedro Pinto, conduzido por Giorgio Marchetti, diretor de competições da UEFA, e que teve como convidado especial Éric Abidal, antigo defesa de Lyon (cidade que vai receber a final da Liga Europa, a 16 de maio), Barcelona e Olympiacos que foi bicampeão europeu e mundial pelos blaugrana, ditou as seguintes partidas nos 16 avos-de-final da competição:

* B. Dortmund-Atalanta
* Nice-Lokomotiv Moscovo
* Copenhaga-Atl. Madrid
* Spartak Moscovo-Athl. Bilbao
* AEK Atenas-Dínamo Kiev
* Celtic-Zenit
* Nápoles-RB Leipzig
* Estrela Vermelha-CSKA Moscovo
* Lyon-Villarreal
* Real Sociedad-Salzburgo
* Partizan Belgrado-Viktoria Plzen
* Steaua Bucareste-Lazio
* Ludogorets-AC Milan
* Astana-Sporting
* Östersunds-Arsenal

Os dois potes para este sorteio eram os seguintes:

Pote 1 (cabeças de série): CSKA Moscovo, Atl. Madrid, RB Leipzig, Sporting, Villarreal, Dínamo Kiev, Sp. Braga, AC Milan, Atalanta, Lokomotiv Moscovo, Viktoria Plzen, Arsenal, Salzburgo, Athl. Bilbao, Lazio e Zenit

Pote 2 (não cabeças de série): Nápoles, Spartak Moscovo, Celtic, B. Dortmund, Astana, Partizan Belgrado, Ludogorets (que não podia defrontar o Sp. Braga, por terem estado no mesmo grupo), AEK Atenas, Lyon, Copenhaga, Steaua Bucareste, Estrela Vermelha, Marselha, Östersunds, Nice e Real Sociedad

Sporting e Sp. Braga são cabeças de série na Liga Europa mas há B. Dortmund, Nápoles ou Lyon