A ceia de Natal dos britânicos será este ano 18,71% mais cara do que no ano passado devido aos efeitos do Brexit, segundo um estudo da revista Good Housekeeping citado este domingo pelo jornal espanhol El Mundo.

Fazendo as contas a um jantar típico de Natal no Reino Unido para oito pessoas, a refeição, que custava no ano passado 19,82 libras (22,32 euros) por pessoa, custa este ano 23,53 libras (26,5 euros).

Os cálculos foram feitos com base no preço médio dos ingredientes mais consumidos nesta época pelos britânicos: peru no forno com legumes, pudim de Natal e outros doces típicos. Uma família de oito pessoas pagará mais 30 libras para confecionar o jantar.

Só agora a economia britânica está a sentir a “ressaca” do Brexit

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A subida dos preços e a queda da libra têm sido uma constante desde que, a 23 de junho de 2016, os britânicos decidiram em referendo que o país deveria abandonar a União Europeia. A taxa de inflação chegou, este ano, aos 3%. O aumento de preços reflete-se sobretudo nos combustíveis e na alimentação.

“O preço da comida subiu significativamente durante o último ano como resultado do enfraquecimento da libra depois da votação do Brexit. Além disso, o facto de que a inflação se tenha fixado no seu máximo dos últimos cinco anos faz que não seja nenhuma surpresa que a fatura da ceia de Natal tenha engordado também”, disse a diretora de consumo da Good Housekeeping, citada pelo El Mundo.

Dados do governo britânico mostram que o preço dos alimentos tinha subido, em outubro, 4,2% relativamente ao ano anterior. Peixe, verduras, azeite e lacticínios estão entre os produtos que mais encareceram. O Reino Unido importa cerca de metade dos produtos alimentares consumidos no país.

Brexit. Preços sobem 2,3% em fevereiro para máximo desde novembro de 2013