As batatas fritas do McDonald’s podem ajudar a resolver um problema bem comum. Uma equipa de cientistas japoneses acredita que um dos químicos presentes nestas batatas pode curar a calvície e até mesmo contribuir para o crescimento do cabelo.

Os investigadores testaram o químico dimetil polissiloxano — um químico usado para evitar que o óleo de fritura forme espuma — in vitro e ficaram impressionados com o resultado. O estudo, conduzido por investigadores da Universidade Nacional de Yokohama, no Japão, e publicado no jornal Biomaterials, revela que poucos dias depois de colocar células da epiderme de rato misturadas com células estaminais mesenquimais de rato e humano foi possível ver novos folículos capilares em formação.

Esta equipa japonesa conseguiu, de acordo com o ABC, produzir cinco mil folículos capilares em laboratório, que levaram ao crescimento dos pêlos depois de serem transplantados nos ratos. O segredo dos investigadores estará então escondido nas batatas fritas do McDonald’s (ou melhor, no óleo de fritura) e, segundo os testes, esta terapia de transplantação poderá ser aplicada às pessoas com resultados positivos.  

Este é, assim, um grande passo, já que muitos acreditam ser a solução para combater a calvície. O professor Junji Fukuda, da Universidade Nacional de Yokohama, explica que a descoberta é de facto importante porque a calvície é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, que gastam milhões de euros em novos tratamentos.

Correção: o ensaio foi realizado com células preparadas in vitro e só depois transplantadas em ratos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR