A primeira-ministra britânica, Theresa May, considerou este sábado urgente negociar um novo acordo entre a União Europeia e o Reino Unido em matéria de segurança para a fase pós-‘Brexit’.

Com a saída do Reino Unido da União Europeia — processo conhecido como ‘Brexit’ -, Theresa May entende que é necessária “vontade política” para avançar para um novo acordo em matéria de segurança, justificando que uma rutura da atual cooperação teria “consequências reais nocivas”.

“Este não é um momento em que possamos permitir que a nossa cooperação seja inibida, a segurança dos nossos cidadãos seja colocada em risco pela competição entre parceiros, rigidez institucional e ideologias profundamente enraizadas”, alertou, citada pelas agências internacionais de notícias, ao intervir numa conferência sobre segurança em Munique, Alemanha.

Para a líder britânica, europeus e britânicos “não podem adiar esta discussão” e devem alcançar “urgentemente um acordo para proteger todos os cidadãos europeus”.

A responsável acrescentou que esse acordo deve manter a atual cooperação em matéria de segurança e preservar as capacidades desenvolvidas nos últimos anos, embora conservando as respetivas soberanias no âmbito legal.

O processo de saída do Reino Unido da União Europeia deve estar terminado dentro de mais de um ano, em finais de março de 2019, mas atualmente as conversações entre britânicos e autoridades europeias parecem paradas, uma vez que ainda não houve conciliação sobre as futuras relações comerciais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR