O I.D. Vizzion que vai ser apresentado no salão automóvel helvético é um protótipo algo futurista, tanto no exterior como no interior, mas deixa já perceber como será o veículo mais luxuoso da gama eléctrica da Volkswagen. Grande, com 5,11 metros de comprimento, o Vizzion surgirá depois do I.D., que está previsto já para o fim de 2019 – uma berlina eléctrica com dimensões exteriores similares às do Golf, mas com o habitáculo equivalente ao de um Passat –, a que se seguirá o I.D. Crozz e o I.D. Buzz, ambos previstos para 2020, o primeiro um SUV com o comprimento de um Tiguan Allspace e o segundo uma versão moderna do célebre Pão de Forma.

Mas será o I.D. Vizzion, segundo a estratégia revelada agora pela Volkswagen, a dar mais um passo decidido no sentido da condução autónoma e rumo a um novo tipo de mobilidade, urbana e não só, contando para isso com os mais recentes sistemas e dispositivos, que o construtor alemão espera ter completamente desenvolvidos – e autorizados a circular, sob o ponto de vista legal, o que hoje ainda não acontece –, trunfos que irão depois ser disponibilizados pelos restantes membros da família I.D.

Mas a berlina de grande porte da gama ID tem ainda mais interesse, pois revela dados palpáveis em relação ao potencial dos veículos eléctricos que a Volkswagen está a desenvolver. Assim, o I.D. Vizzion será alimentado por um pack de baterias com uma capacidade de 111 kWh e dois motores que fornecem um total de 306 cv (225 kW), o que é capaz de lhe permitir circular até aos 180 km/h e atingir uma autonomia de 665 km entre cargas de bateria.

Para o I.D. Vizzion, os técnicos alemães estão a desenvolver o conceito do chauffeur digital, um sistema que conduz o automóvel para onde quer que os utilizadores desejem, bastando para isso dar a ordem. O veículo pode depois navegar autonomamente pelo tráfego, e até deixar os passageiros em determinado local, regressando depois, assim que para tal for ordenado, para lhes dar boleia de volta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR