291kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Tornado virou barcos e danificou carros em Faro

Este artigo tem mais de 3 anos

Um tornado de fraca intensidade provocou estragos esta quarta-feira em Faro. IPMA alerta: podem ocorrer fenómenos idênticos durante esta noite noutros pontos do país.

Terá sido por volta das 17h20 desta quarta-feira que o tornado, descrito pelo Sul Informação como de baixa intensidade, atingiu a baixa da cidade de Faro.

Ao jornal, Nuno Cortes Lopes, capitão do porto da cidade, explicou que o fenómeno meteorológico “foi muito rápido e veio do lado da Ria Formosa, levantando tudo à passagem”. “Só ouvi um grande barulho, quando vim cá fora já só restavam os estragos.”

Nas redes sociais vários vídeos publicados dão conta daquilo que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já confirmou ter sido um tornado. Ao Jornal de Notícias, o organismo alertou para a possibilidade de ocorrência de fenómenos “extremos” do mesmo género durante a noite desta quarta-feira, noutras zonas do país, nomeadamente no Sul e no litoral Norte e Centro. “Não se pode excluir essa possibilidade, uma vez que as condições meteorológicas serão, nas próximas horas, de grande instabilidade”, explicou o meteorologista Bruno Café ao JN.

Pelo menos uma dezena de barcos virados, vários vidros de carros estilhaçados e uma esplanada destruída serão, atestou Cortes Lopes, os danos a registar. “Agora, as pessoas terão de reportar os estragos materiais”, avisou o capitão, que descartou ainda a existência de feridos.

Segundo Nuno Cortes Lopes, à exceção das barras marítimas de Portimão e Lagos, todas as outras barras do Algarve estão fechadas.

Aquele responsável apelou à precaução por parte dos profissionais ligados ao mar, mas também por parte dos pescadores lúdicos e cidadãos, que devem evitar passear em molhes, no topo de arribas ou em zonas próximas do mar.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.