A 90ª cerimónia dos Óscares foi a menos vista da história dos prémios, conseguindo apenas 26,5 milhões de telespectadores nos Estados Unidos e marcando também o quarto ano consecutivo de declínio, noticia o Los Angeles Times.

De acordo com dados da Nielsen, a queda relativamente aos telespectadores da 89ª edição foi de quase 20%, o que deixa a cerimónia deste ano bastante abaixo da anterior menos vista de sempre: em 2008, apenas 32 milhões de pessoas viram os Óscares na televisão.

O menor número de telespectadores na última edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas segue uma tendência vista em outros programas ou espetáculos que, por norma, garantem um grande número de ratings, mas cujas últimas edições viram um declínio de espectadores na TV, tais como os Grammys, os Globos de Ouro e a Super Bowl.

Estas perdas de telespectadores estão a ser atribuídas maioritariamente à emergência e popularização das plataformas de “streaming”. Além disso, escreve o Los Angeles Times, os mais jovens escolhem cada vez mais ver apenas os melhores momentos de grandes eventos televisivos através das redes sociais ao invés de os ver em directo e por inteiro.

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Levanta-se ainda a possibilidade de a natureza política dos Óscares deste ano, marcado pelos movimentos “#MeToo” e “Time’s Up”, ter afastado alguns telespectadores. Preston Beckham, consultor de media, explica que “uma parte significativa do país”, se sentir que Hollywood vai usar a cerimónia para transmitir “a sua agenda política”, escolhe não passar “quatro horas a ser leccionado”.

Outro dos pontos em questão no que diz respeito à diminuição de público televisivo prende-se com o facto de a Academia se ter afastado de seleccionar “blockbusters” para os prémios e de ter ampliado o número de nomeados de 5 para um máximo de 10, o que pode repelir público que não está familiarizado com filmes que não sejam grandes êxitos de bilheteira.

O vencedor do prémio de Melhor Filme deste ano, “The Shape of Water”, ainda só conseguiu arrecadar 57.4 milhões de dólares nos Estados Unidos e no Canadá, um valor que está bem, bem longe de sucessos de bilheteira como Black Panther, que arrecada 897 milhões de dólares a nível mundial e se aproxima dos 500 milhões a nível doméstico. Ainda assim, o filme de Guillermo del Toro já ganhou mais do que os últimos quatro vencedores.

A cerimónia de entrega dos Óscares mais vista, a de 1998, foi também aquela em que o vencedor do prémio de Melhor Filme foi um dos grandes “campeões de bilheteira”: Titanic, de James Cameron. Então, 55.2 milhões de pessoas assistiram ao espetáculo.