O discurso de Jonathan Glazar na cerimónia deste ano dos Óscares continua a dar que falar e, desta vez, foi Danny Cohen, produtor executivo de “Zona de Interesse” a mostrar-se contra o discurso do diretor, tornando-se no primeiro membro da equipa de produção do filme a falar publicamente sobre o momento.

Óscares (e não só): crónica de uma noite televisiva, ou como montar uma bomba atómica

Aquando da entrega do prémio de melhor filme internacional no último domingo, Glazer comparou o seu filme, que fala sobre o Holocausto, ao conflito atual que decorre em Gaza. “Estamos aqui como homens que refutam o seu judaísmo e o Holocausto, sendo sequestrados por uma ocupação que levou ao conflito para tantas pessoas inocentes, sejam as vítimas do ataque de 7 de outubro em Israel ou o ataque em curso em Gaza”.

Em resposta, Cohen, disse agora que foi contactado por muitas pessoas da comunidade judaica que consideram o filme crucial para a educação sobre o Holocausto e não concordaram com as palavras de Grazer, que “confundiu o Holocausto com o que está a acontecer agora [em Gaza], fosse ou não a sua intenção”, cita o The Guardian.

O produtor mostrou-se ainda contra os comentários de Grazer: “Simplesmente discordo fundamentalmente de Jonathan sobre isso”. “A guerra e a continuação da guerra são da responsabilidade do Hamas, uma organização terrorista genocida que continua a manter e a abusar dos reféns. (…) Penso que a guerra é trágica e terrível e a perda de vidas civis é terrível, mas culpo o Hamas por isso”, concluiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR