O Aeroporto Internacional de Macau (MIA) registou mais de dois milhões de passageiros no primeiro trimestre do ano, um aumento de 20% em comparação com o período homólogo anterior, indicaram esta sexta-feira dados oficiais.

Entre janeiro e março, o aeroporto recebeu, diariamente, uma média de 22 mil passageiros e 160 movimentos aéreos, de acordo com um comunicado da Sociedade do Aeroporto Internacional de Macau (CAM). Durante esse período, o tráfego aéreo foi de 15 mil voos, um aumento de 14% comparativamente ao ano anterior. Só nas férias da Páscoa, entre a sexta e segunda-feira, foram registados 90 mil passageiros, o que representa um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2017.

Os mercados da China continental, do Sudeste Asiático e de Taiwan registaram um aumento de 33%, 19% e 7%, respetivamente. Já as viagens em companhias aéreas convencionais e low cost registaram aumentos respetivos de 23 e 17%. Com a entrada no mercado de novas companhias aéreas, a CAM indicou esperar “manter a tendência de crescimento” no segundo trimestre do ano.

Além do voo direto Macau-Moscovo, que irá arrancar em maio com duas ligações semanais, a CAM irá cooperar com mais companhias aéreas internacionais para desenvolver voos “charter”. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de Macau como centro de lazer e de turismo mundial, indicou

A empresa prometeu “acelerar o ritmo da modernização das instalações aeroportuárias no futuro”, uma vez que o tráfego médio diário atingiu os 22 mil passageiros e tendo em conta “as oportunidades resultantes da entrada em funcionamento da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR