Os Estados Unidos impuseram mais sanções a sete magnatas russos próximos ao presidente Vladimir Putin e a doze companhias controladas por eles, está a avançar a CNN. Um desses oligarcas é Kirill Shamalov, o genro do presidente russo, que amealhou uma fortuna desde fevereiro de 2013, quando casou com a filha de Putin.

As medidas da administração Trump englobam ainda 17 membros do governo russo e a empresa pública responsável pelo comércio de armas na Rússia, a Rosoboronexport. Essa companhia tem mantido relações com a Síria a partir de uma das suas subsidiárias, a Corporação Bancária Financeira Russa. O comunicado enviado pelo governo norte-americano declara que “os oligarcas e elites russos que lucram com esse sistema corrupto não serão mais postos de parte das consequências das atividades desestabilizadoras de seu governo”, numa referência aos conflitos na Crimeia e ao apoio que a Rússia tem dado ao regime de Bashar al-Assad na Síria.

As sanções impostas pelos Estados Unidos dirigem-se também a Oleg Deripaska, um oficial russo que tem sido investigado por lavagem de dinheiro, Suleiman Kerimov, suspeito de ter levado para Rússia milhões de euros vindos de França distribuídos por malas de viagem. Esta intervenção norte-americana é a primeira depois de Donald Trump ter expulsado 60 diplomatas russos após o Reino Unido ter acusado a Rússia de ter envenenado o espião Sergei Skripal e a filha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR