Tem aproximadamente o tamanho de uma bola de golfe e é denominada de “Gold Nugget”. A maior pepita de ouro encontrada nos últimos 500 anos no Reino Unido foi descoberta por um caçador de tesouros anónimo enquanto mergulhava num riacho escocês.

A pepita foi encontrada há dois anos, mas só agora é que o seu descobridor, que tem este hobby há cerca de 20 anos, decidiu partilhar a notícia. “Bingo!” foi a primeira palavra que disse ao amigo que o acompanhava, depois de ter visto a peça de ouro. “Eu estava a seguir uma racha numa das rochas do leito do rio e encontrei cerca de 2 gramas em ouro fino. Essa linha de ouro levou-me à pepita. Chamei o meu amigo para ver o que encontrei e ambos assumimos que a pepita pesava cerca de 5-7 gramas”, explicou o caçador ao The Telegraph.

Para encontrar a peça, o homem utilizou uma técnica chamada sniping, na qual o caçador de tesouros deita-se de barriga para baixo na água com óculos de proteção e snorkel. Depois de retirarem a pepita, os dois homens perceberam a sua verdadeira dimensão: cerca de 85,7 gramas.

Segundo os especialistas, já passaram mais de 500 anos desde que uma pepita semelhante foi encontrada no Reino Unido. O sítio onde a peça foi encontrada é, para já, desconhecido, tendo em conta que os especialistas acreditam que possam existir mais pepitas de ouro lá e isso poderia levar à maior corrida do ouro da Escócia em anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Nós ficamos atordoados e não conseguimos acreditar. Eu nunca vi nada assim na minha vida”, sublinhou o descobridor. Estima-se que a peça valha pelo menos 50.000 libras (cerca de 56 mil euros).

Leon Kirk, um especialista em ouro da Gold Pannin Supplies, disse ao Express que “esta é uma descoberta muito emocionante e sem precedentes”, acrescentando que a raridade da pepita significa que “é muito difícil colocar um preço nela”. O especialista espera que a peça seja comprada por algum museu britânico, embora legalmente possa ter de ser entregue ao Crown State.

Já Neil Clark, curador no The Hunterian, na Universidade de Glasgow, diz que “as bordas arredondadas da peça indicam que ela está na água há algum tempo” e que pelo seu tamanho não viajou muito.