Portugal é o país europeu com mais área ardida este ano, uma situação que é bastante influenciada pelo fogo que começou em Monchique há uma semana, e que entretanto se estendeu até Portimão e Silves. De acordo com o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, o incêndio que está a atingir aquela zona do Algarve é já o maior da Europa em 2018.

As chamas já consumiram cerca de 27 mil hectares desde sexta-feira da semana passada, um número que representa já mais de metade da área destruída na mesma região em 2003, nos concelhos de Monchique, Portimão, Aljezur e Lagos.

Além destes 27 mil hectares, os fogos florestais em Portugal já queimaram mais 1.500 em 2018, levando a um total e 28.500 hectares ardidos desde o início do ano. Este valor é superior aos 21 mil hectares que arderam na Suécia e aos 18 mil no Reino Unido, os países que vêm logo a seguir a Portugal.

O maior incêndio, em termos de área ardida, que este ano se tinha verificado até à semana passada em território nacional era o da Guarda onde, em Fevereiro, arderam 86 hectares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR