Reino Unido

Homem detido depois de conduzir carro contra o Parlamento britânico. Polícia trata caso como “incidente terrorista”

Um homem foi detido depois de conduzir um carro contra a barreira de segurança do Parlamento britânico. Duas pessoas foram transportadas para o hospital. Incidente investigado como "ato terrorista".

O indivíduo que conduzia o carro foi detido e tem perto de 30 anos

Autor
  • Mariana Fernandes

Um homem foi esta terça-feira detido depois de conduzir um carro contra a barreira de segurança do Parlamento britânico, em Londres. O indivíduo em causa foi prontamente rodeado pelas autoridades presentes no local e as autoridades estão a investigar o caso enquanto “incidente terrorista”. A investigação está a ser liderada pelo Comando de Contra-Terrorismo da polícia da capital britânica que divulgou que o suspeito é um cidadão britânico de 29 anos e confirmou a realização de buscas em vários locais na zona centro de Inglaterra.

O incidente ocorreu pouco depois das 7h30 da manhã. Várias pessoas foram atropeladas a polícia revelou em comunicado que duas pessoas foram assistidas no local e levadas para o hospital. Uma das pessoas, um homem, já teve alta hospitalar, enquanto que o outro ferido, uma mulher, permanece internada com “ferimentos graves que não são uma ameaça à vida”. A polícia revelou ainda que um outro ferido também foi assistido no local mas não precisou de ser transportado para o hospital. A Sky News partilhou no Twitter o momento em que o suspeito foi detido.

O homem detido tem 29 anos e circulava sozinho no Ford Fiesta cinzento que embateu na barreira de segurança do parlamento. Está detido numa esquadra do sul de Londres e é suspeito de “ofensas terroristas”. A polícia não encontrou armas no interior do carro, que permanece junto ao parlamento e ainda está a ser revistado. A BBC partilhou um vídeo onde é possível ver o trajeto do carro até colidir com a barreira de segurança.

A Parliament Square, onde fica a Abadia de Westminster, o Parlamento britânico e a Igreja de Santa Margarida, foram encerrados, assim como a estação de metro de Westminster que já se encontra reaberta. Cerca de 10 carros da polícia e três ambulâncias estão no local. A polícia de Londres emitiu um alerta onde pede a todas as pessoas que tenham fotografias e vídeos do acidente que as enviem para as autoridades.

No âmbito da investigação deste caso, a polícia informou esta tarde, num comunicado, que estão a decorrer buscas em duas habitações em Birmingham e em outra casa em Nottingham.

Na mesma nota informativa, as autoridades confirmaram que o suspeito detido é um cidadão britânico de 29 anos e que o indivíduo está a ser interrogado numa esquadra de polícia na zona sul de Londres. O homem é suspeito de planeamento de um ato terrorista.

A polícia precisou que o Ford Fiesta prateado envolvido neste ataque estava registado no nome de um particular e que o veículo fez a viagem de Birmingham para Londres na noite de segunda-feira. O carro circulou entre as áreas londrinas de Westminster e de Whitehall das 6h00 da manhã de terça-feira (hora local e a mesma hora em Lisboa) até às 7h37, hora em que foi perpetrado o ataque.

A unidade de contraterrorismo da polícia britânica referiu ainda que não foram realizadas, até ao momento, outras detenções relacionadas com esta investigação.

O edifício do Parlamento britânico está cercado por barreiras de aço e betão depois do ataque de março do ano passado em que Khalid Masood atropelou várias pessoas na ponte de Westminster, perto do Parlamento. Quatro pessoas morreram atropeladas e um agente da polícia foi ainda esfaqueado por Masood.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: [email protected]
PGR

Um agradecimento a Joana Marques Vidal

Pedro Passos Coelho
211

Não houve a decência de assumir com transparência os motivos que conduziram à sua substituição. Em vez disso, preferiu-se a falácia da defesa de um mandato único e longo para justificar a decisão.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)