O treinador do Benfica afirmou esta sexta-feira que “não vale a pena lamentar” o calendário apertado dos ‘encarnados’ em agosto e antecipou dificuldades na visita ao Boavista, no encontro da segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol. Rui Vitória, que fazia a antevisão do jogo com os ‘axadrezados’, marcado para sábado, recusou-se a lamentar os oito jogos que as ‘águias’ têm até 2 de setembro, entre campeonato e pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.

“Vamos fazer tudo para ganhar e importa ganhar em qualquer momento, seja no primeiro minuto ou no último. Gostávamos de ter mais tempo entre jogos, mas vai ser assim até dia 2 de setembro. Não vale a pena estar a lamentar. Importa preparar a equipa e mentalizar os jogadores”, afirmou, em conferência de imprensa. De resto, o técnico voltou a manifestar a ideia de que prefere “jogar ao invés de treinar”, abordando, posteriormente, as qualidades de um Boavista que “vai dificultar a vida” ao Benfica.

“É uma equipa de qualidade, que se bate bem, defensivamente bem organizada e com jogadores com experiência, como o Fábio Espinho e o David Simão. O Boavista vai querer ganhar no seu reduto, mas vamos por o nosso futebol em campo e vamos ao Bessa para ganhar”, salientou.

Apesar de não ter Castillo e Jonas à disposição, ambos devido a lesão, Rui Vitória lembrou que tem outros ‘argumentos’ ofensivos para a deslocação ao Porto: “Os avançados à disposição são Seferovic, Ferreyra, João Félix, Rafa, Zivkovic, Salvio, Cervi, Pizzi, Alfa Semedo, Grimaldo, André Almeida. Temos vários jogadores que já fizeram golos.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em destaque tem estado um dos mais jovens do plantel, Gedson Fernandes, que voltou a merecer elogios por parte do treinador. Rui Vitória aproveitou mesmo a ocasião para destacar a estratégia do clube e equipa técnica no que diz respeito à aposta em jogadores da formação.

“No Benfica parece que se tornou fácil o aparecimento de jogadores. Isto não é estalar os dedos e já está. Há jogadores de qualidade na formação em todos os clubes de todo o mundo. No Benfica houve sempre jogadores de qualidade. Amanhã (sábado), por exemplo, vamos defrontar um jogador que era um craque da formação do Benfica, o David Simão”, começou por dizer.

Rui Vitória continuou a explanar as suas ideias sobre o tema e foi perentório: “O que faz a diferença é a porta aberta na equipa principal, seja no Benfica ou noutro lado qualquer, mas também o que é transmitido pelos treinadores, pelas pessoas que estão à volta e pelos colegas, de que o futebol dos meninos é diferente do futebol dos adultos. O Gedson apreendeu isso rapidamente.”

O técnico benfiquista mostrou-se ainda “muito contente” com a primeira chamada de Cervi à seleção principal da Argentina, para os particulares com Guatemala e Colômbia, em setembro. Benfica e Boavista jogam no sábado, a partir das 19h00, no Estádio do Bessa, no Porto.