“Estou prestes a contar-vos uma história épica sobre subterfúgio, namorar no século 21 e a queda da civilização humana. Isto aconteceu mesmo comigo e pode acontecer com vocês. Preparem as pipocas”, anunciou um utilizador no Twitter. Foi um entre dezenas de homens que apareceram em Nova Iorque para um encontro combinado com uma mulher no Tinder e acabaram surpreendidos por não estarem sozinhos. 

Natasha Aponte descreve-se como “atriz, modelo e cantora” e, durante o verão, falou com vários homens através da aplicação de encontros. Com uma semana de antecedência, cada homem recebeu uma mensagem individual da mulher a combinar a ida a um concerto na Union Square, no passado domingo. A surpresa? Nenhum dos pretendentes sabia que era tudo uma competição e que, no final, apenas um iria conseguir o encontro. 

“A cena foi de loucos”, disse Amir Pleasants, outro dos que caíram na armadilha, ao Independent. “Estava uma fila enorme de homens e ficámos todos ali quase sem reação”, acrescentou. De repente, Natasha chega ao local, sobe a um palco, agarra no microfone e revela a verdadeira razão para todos aqueles homens estarem ali: iriam competir pelo privilégio de a levar a sair.

O que se passou a seguir foi quase como uma cena dos Hunger Games. Os homens foram alinhados numa fila e Natasha escolheu aqueles que passariam à próxima fase. Ao mesmo tempo, tecia comentários como “não quero ninguém com menos de 1,78 metros!”. A fila foi encolhendo e os que restaram tiveram de fazer 30 flexões, correr pelo parque e fazer um discurso de um minuto onde explicavam o porquê de serem eles a ganhar o encontro.

[Veja no vídeo como Natasha rejeitou dúzias de homens que convidou para o mesmo encontro no Tinder]

No entanto, nem todos os homens que lá estavam gostaram da surpresa. Muitos foram logo embora, outros criticaram a modelo e um tentou até invadir o palco. No caso de Amir Pleasants, foi uma desilusão: “Perdi o meu tempo e o meu dinheiro a vir para aqui para ser enganado”, referiu.

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Juntamente com Natasha veio uma equipa da Bliss Creative, uma companhia de marketing conhecida por fazer campanhas virais e responsável por um vídeo em 2014 que retratou 10 horas de uma mulher pelas ruas de Nova Iorque.

No final, quem foi apanhado na armadilha partilhou a experiência nas redes sociais. “Não confio em ninguém. Não confio em mais nada. A vaidade vai ser o fim da civilização humana. Não se deixem apanhar. O fim”, terminou o mesmo utilizador que decidiu contar a história toda no Twitter.

Houve quem também tivesse escapado, por pouco, de ser enganado. Um utilizador também falou com Natasha, mas não chegou a ir ao “encontro” porque não tinha a morada.

https://twitter.com/DarcyReddan/status/1031888436133855232

Um dos diretores da Bliss Creative utilizou o twitter para pedir que todos “parassem para ouvir o que a Natasha tem a dizer sobre o projeto do Tinder quando o vídeo sair” antes de fazer julgamentos”.

https://twitter.com/robblissgr/status/1031727753748459521

A Bliss Creative publicou esta quinta-feira o vídeo que organizou durante vários meses. “The Tinder Trap” (em português “A armadilha do Tinder”) teve como objetivo criticar as exigências e o tratamento entre os utilizadores da rede de encontro ao trazê-los para a vida real. “E se a Natasha selecionasse centenas de rapazes, convidasse todos para um encontro e os tratasse tal como nós nos temos tratado entre todos no Tinder? O que diriam as pessoas?” questionou Rob Bliss.