Rádio Observador

Inovação

Inteligência Artificial impede condutores de fumar em postos de abastecimento

A petrolífera Royal Dutch Shell e a Microsoft juntam-se para desenvolver e instalar uma tecnologia de inteligência artificial que dá um aviso quando os condutores retiram um maço de tabaco do bolso.

Getty Images

Fumar perto de uma bomba de combustível, além de ser proibido, revela uma enorme falta de bom senso — e quando falta o bom senso, a tecnologia pode dar uma ajuda. A petrolífera Royal Dutch Shell e a Microsoft juntam-se para desenvolver uma tecnologia de inteligência artificial que, a partir da análise das imagens de segurança, deteta quando alguém faz os movimentos característicos de quem tira um maço de tabaco do bolso, para fumar um cigarro. Aí, a tecnologia em desenvolvimento faz disparar um alarme.

Na segunda-feira, a Microsoft anunciou no seu blog que tinha agendado um projeto que consiste em  implementar esta tecnologia em duas bombas da Shell, uma na Tailândia e outra no Singapura, de forma a testá-la e perceber o que se pode melhorar para a tornar mais eficaz.

A chave para o sucesso deste projeto está relacionada com a tecnologia chamada Azure IoT Edge, que lê dados e os processa as imagens recolhidas, em tempo real, feita a recolha. Um mero frame pode fazer soar o alerta, capaz de impedir os condutores de fumar.

Daniel Jeavons, o diretor-geral da Royal Dutch Shell, afirmou ao Futurism que “cada um dos nossos postos de abastecimento tem, no mínimo, 6 câmaras, e cada uma capta perto de 200 megabytes de informação por segundo”. Essas são imagens que a Azure IoT Edge pode usar para detetar estes casos e impedi-los de causar uma explosão.

A vantagem da ferramenta de Inteligência Artificial é que permite fazer uma análise imediata das imagens recolhidas, sem ter de as enviar para um servidor central (isto é, um upload para a cloud). “Se tentássemos fazer upload desta informação para a cloud, provavelmente tornar-se-ia impossível analisar tamanha quantidade de informação com tanta rapidez”, explica Daniel Jeavons.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)