O Índice de Preços no Consumidor subiu 1,0% em outubro face ao mesmo mês de 2017, desacelerando face à variação de 1,4% em setembro, segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira divulgada.

A variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) situou-se em 0,6%, quando em setembro tinha sido de 0,9%. Quanto ao índice relativo aos produtos energéticos terá registado uma subida da taxa variação homóloga de 7,0% em setembro para 7,3% em outubro, segundo a estimativa do INE.

A variação mensal estimada do IPC terá sido nula em outubro, depois de em setembro o valor apurado ter sido de 1,1% e em outubro de 2017 ter sido de 0,3%, estimando-se uma variação média dos últimos 12 meses de 1,1%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês precedente.

A estimativa do INE relativa ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português aponta para uma variação homóloga de 0,9%, contra um valor observado em setembro de 1,8%. Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de outubro vão ser publicados em 13 de novembro próximo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR