Do desenvolvimento dos carros eléctricos para a China, à criação da base para a nova categoria de competição, o E-TCR, passando por liderar uma série de soluções de mobilidade urbana, a Seat tem cada vez mais responsabilidades dentro do Grupo Volkswagen. E a prova do dinamismo do fabricante espanhol é agora confirmada com o lançamento do veículo mais acessível da sua gama, à venda por ‘apenas’ 599€.

Trata-se de um veículo de duas rodas, mais especificamente de uma trotineta eléctrica, denominada eXS KickScooter, desenvolvida pela Segway, o reputado fabricante deste tipo de veículos. O modelo vai ser apresentado a 13 de Novembro, durante o Smart City Expo World Congress, em Barcelona.

Com a nova trotineta, similar à kickScooter ES2 da Segway, a Seat oferece um veículo com zero emissões que atinge uma velocidade máxima de 25 km/h, podendo atingir uma autonomia de 45 km caso se opte por um ritmo mais contido e uma bateria extra. As rodas de 8 polegadas garantem-lhe maior facilidade em ultrapassar pequenas irregularidades, com a suspensão traseira a assegurar um maior conforto. A iluminação LED permite a quem vai aos comandos ver e ser visto, com a eXS a dispor ainda de um ecrã de cruise l e um sempre útil sistema anti-roubo, que inibe a utilização através de uma aplicação.

O eXS vai estar à venda nos principais mercados da Seat antes do final do ano, o que inclui Espanha, França, Alemanha, Aústria, Suíça e Portugal, com a marca espanhola a liderar as soluções de mobilidade urbana que todos os fabricantes do Grupo Volkswagen vão lançar em breve.

Paralelamente, a Seat está à procura de cidades onde disponibilizar a eXS, em complemento a soluções já implementadas, como a Lab Barcelona, que possui 10 eMii, protótipos eléctricos do pequeno Mii, a funcionar em car-sharing junto ao porto da cidade, e a Respiro, a start-up adquirida pela Seat e responsável por uma operação de aluguer de automóveis à hora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR