Sporting de Braga

“Sonho é ser campeão nacional até 2021”, afirma Abel Ferreira

Abel Ferreira, treinador dos bracarenses, disse que "o Sporting de Braga tem o sonho de ser campeão nacional" até 2021, mas alerta para a realidade de recursos do clube minhoto.

HUGO DELGADO/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O treinador Abel Ferreira disse esta sexta-feira que “o Sporting de Braga tem o sonho de ser campeão nacional” de futebol até 2021, mas alertou para a realidade e recursos do clube minhoto, atual terceiro classificado da I Liga.

Durante a semana, numa visita a uma escola do concelho, o médio Fransérgio disse que havia objetivos internos que, um dia, talvez Abel Ferreira desvendasse e o técnico foi questionado sobre se existe a meta de lutar pelo título, mas não o assume publicamente.

“Vocês sabem qual é o nosso sonho e podem escrevê-lo quando quiserem: o Braga tem o sonho de ser campeão até 2021 [ano do centenário do clube]. Ponto. Agora, os objetivos foram definidos no início da época e são claros [ficar nos quatro primeiros lugares], mas sabem qual é a nossa realidade e os nossos recursos”, disse.

No sábado, o Sporting de Braga recebe o Moreirense, sexto classificado, que leva três vitórias seguidas no campeonato, uma delas na Luz, frente ao Benfica (3-1).

“Tem sido essa a nossa sina, apanhar as equipas nas suas melhores fases, foi o Sporting, o FC Porto, o Rio Ave, mas para nós, todos os jogos são oportunidades e desafios, porque cada vez é mais difícil vencer nesta liga muito competitiva”, disse hoje na antevisão da partida.

O técnico dos bracarenses admitiu que o triunfo do Moreirense no Estádio da Luz evidencia a “mais valia” da equipa orientada por Ivo Vieira.

“É uma equipa com bons jogadores, muitos deles oriundos de equipas grandes, que sabem muito bem o que fazem, muito bem orientada e com uma forma de jogar muito positiva e atrevida”, disse.

Abel Ferreira disse que os seus jogadores estão “preparados e alerta para as dificuldades” que vão encontrar, mas também avisou o Moreirense.

“O adversário também sabe que deste lado está uma equipa com uma identidade muito forte e só com um objetivo: jogar de forma competitiva e comprometida em busca da vitória”, disse.

O médio defensivo Loum, jogador emprestado ao Moreirense pelos ‘arsenalistas’, é baixa nos ‘cónegos’, e a época que está a fazer mereceu uma avaliação muito positiva de Abel Ferreira.

“O Loum foi uma grande decisão de toda a estrutura do Sporting de Braga, conheço-o muito bem e, na vida, é mesmo assim, as oportunidades não se esgotam num só clube, entendemos emprestá-lo e ele tem tido um crescimento muito interessante, num clube certo, com pressão q.b., está a fazer uma época fantástica, mas o adversário vai continuar firme porque tem uma identidade forte”, disse.

O Vitória de Setúbal é o adversário do Sporting de Braga nos oitavos de final da Taça de Portugal, mas Abel Ferreira frisou que, independentemente do adversário que o sorteio ditasse, o objetivo do clube “é chegar até à final”.

Sporting de Braga, terceiro classificado, com 21 pontos, e Moreirense, sexto com 16, defrontam-se às 20h30 de sábado, no Estádio Municipal de Braga.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
PCP

Patrão santo, funcionário posto fora da loja /premium

José Diogo Quintela

Estou chocado. Nunca pensei que o PCP não cumprisse a lei laboral. Mas o PCP está ainda mais chocado: nunca pensou ser obrigado a cumprir a lei laboral. É que escrevê-la é uma coisa, obedecê-la outra.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)