Marta Jordão do Paço, de 13 anos, pratica surf há pouco mais de um ano e integra o Surf Clube de Viana do Castelo (SCV). Tiago Prieto é o seu treinador. Apesar de ser cega, Marta não deixa que essa limitação física comprometa uma prestação exemplar no surf. E a prová-lo, mais uma vez, foi o que conseguiu na última semana: uma medalha de bronze no Mundial de Surf Adaptado.

A adolescente de Viana do Castelo representou este ano a seleção portuguesa de surf adaptado no “ISA World Adaptative Surfing Championship”, que decorreu entre os dias 12 e 16 de dezembro, na praia de La Jolla, em San Diego, Califórnia. A acompanhá-la, participaram mais dois atletas portugueses: Nuno Vitorino, de 41 anos (que conquistou a medalha de cobre) e Camilo Abdula, de 38 anos (que ficou em 13.º luga)r. O resultado final deu a Portugal a 12.ª posição no Mundial.

Em entrevista à Surf Total, Marta conta que o surf surgiu na sua vida no ano passado e que, a partir daí, nunca mais o largou. “A minha mãe tinha um café que era frequentado pelos instrutores do Surf Clube de Viana. Eles conheceram-me e desafiaram-me para experimentar surf”, conta. Marta competiu pela primeira vez no campeonato que o Surf Clube de Viana organizou em dezembro do ano passado, do qual guarda a “recordação mais especial”. A maior dificuldade “é saber qual o momento certo de entrar nas ondas”, mas é com a ajuda do seu treinador que consegue ultrapassá-la.

Marta Paço na Praia do Cabedelo com Tiago Prieto, o seu treinador de Surf, na Praia do Cabedelo.
(Rui Manuel Fonseca / Global Imagens)

O campeonato mundial de surf adaptado foi criado para dar aos surfistas com deficiência e mobilidade reduzida a oportunidade de participarem numa competição mundial no estilo paralímpico. Este ano, a prova contou com a presença de 120 atletas, provenientes de 24 países. Segundo a Federação Portuguesa de Surf, os três atletas portugueses foram escolhidos depois de um estágio liderado pelo treinador da equipa nacional, Bernardo Abreu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Team Portugal CAF Grant

This year for the first time, Team Portugal will be competing at the Stance ISA World Adaptive Surf Championship. Thanks to Challenged Athletes Foundation grants, the team is able to travel and compete! #ISAworlds

Posted by International Surfing Association on Thursday, December 13, 2018

Esta foi a segunda participação de Portugal no mundial de surf adaptado. No ano passado, o país estreou-se no campeonato com a participação do atleta Nuno Vitorino, numa prova que reuniu surfistas de 20 países, também na Califórnia. Em ambas as provas, os atletas contaram com a ajuda de um técnico exclusivo, de maneira a que se reunissem todas as condições para os incluir na competição.

[Veja como Marta dominou as ondas e conquistou o bronze]