O novo simulador de pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA) registou a realização de 19 mil simulações na primeira semana de funcionamento, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O simulador ficou disponível no dia 1 de fevereiro, sendo que “entre os dias 1 e 7 de fevereiro foram realizadas 19 mil simulações”, referiu à Lusa fonte oficial do ministério tutelado por Vieira da Silva.

Governo lança simulador de pensões para funcionários públicos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com esta nova ferramenta, cerca de 200 mil funcionários públicos que entraram na administração pública até ao dia 31 de agosto de 1993 podem simular o valor de pensão a que terão quando reunirem as condições para a reforma completa ou verificar o montante que recebem caso optem por uma saída antecipada ou por atrasar essa saída para além da idade legal.

Ao longo deste ano, o simulador passará a abranger todos os funcionários públicos sendo que, por enquanto, não está ainda disponível para os que estão nos regimes especiais (forças de segurança e militares), ingressaram a partir do dia 1 de setembro de 1993 ou para os que no passado tiveram um vínculo com a função pública, mas o cessaram em definitivo.

Para se poder utilizar o simulador é necessário estar registado na GCA Directa e aguardar que a palavra passe provisória (que deve ser substituída por uma outra à escolha do beneficiário) seja enviada pelo correio.