A Rádio Universidade de Coimbra (RUC) deverá voltar a emitir na frequência 107.9 FM no dia 1 de março, data em que celebra 33 anos de existência, disse esta sexta-feira à agência Lusa o presidente da estação.

A emissão da RUC tem estado a ser feita apenas na Internet desde o dia 13 de outubro de 2018 (no link emissão.ruc.fm), por causa dos estragos provocados pela passagem no Centro do país da tempestade tropical Leslie, que derrubou a antena de transmissão e danificou equipamento.

Segundo o presidente da RUC, João Aveiro, vai ser a Universidade de Coimbra a suportar os custos da reparação da antena instalada nos terrenos do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, estimados em mais de 30 mil euros.

As obras começam na próxima semana e deverão estar concluídas a tempo da emissão de aniversário de 01 de março, assinalado com uma emissão especial em direto do átrio da Faculdade de Química da Universidade de Coimbra, no Polo I. O lema da emissão será “”33: no ar outra vez!”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A rádio partilha o aniversário com a Universidade de Coimbra, que nesse dia comemora 729 anos de existência.

Retomar a emissão nesse dia será uma feliz coincidência”, refere João Aveiro, que agradece à Universidade o apoio decisivo para a resolução do problema.

A RUC é uma secção cultural da Associação Académica de Coimbra e da Universidade de Coimbra, funcionando desde 1986 como estação emissora e centro de formação de profissionais de rádio.

Na sua génese esteve, na década de 40 do século XX, o Centro Experimental de Rádio. , transmite 24 horas por dias, centrada sobretudo na cidade de Coimbra e na sua Universidade.

“A RUC herdou do passado uma forma muito especial de fazer rádio e é hoje um órgão de comunicação social único pelo seu papel formador e inovador”, refere a direção da estação universitária.